Enjoei (ENJU3): prejuízo cresce 185% com aumento de despesas no 3T21
A Enjoei (ENJU3) divulgou na noite desta sexta (12) seus resultados do terceiro trimestre de 2021. A companhia registrou prejuízo pela segunda vez consecutiva, agora de R$ 23,2 milhões – cifra 185% maior comparada ao mesmo trimestre em 2020, quando anotou R$ 8,147 milhões.
O EBITDA ajustado (lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização) diminuiu em relação ao segundo trimestre deste ano: foi de R$ -19,2 milhões para R$ -17,3 milhões no 3T21. No terceiro trimestre de 2020, esse número era de R$ 4,6 milhões.
A receita líquida do 3T21 demonstrou números melhores: R$ 25,9 milhões, crescendo 16% em relação ao mesmo período do ano anterior (de R$ 22,3 milhões). Segundo a empresa, a receita foi positivamente impactada pela redução da alíquota de tributação de ISS (Imposto Sobre Serviços).
A empresa apresentou GMV (volume bruto de mercadoria) de R$ 199,1 milhões no 3T21, crescimento de 46% ante o 3T20, sobre uma base elevada do ano anterior.
No acumulado de 9 meses, o indicador alcançou R$ 575 milhões (+73% comparado aos mesmo período em 2020), refletindo o forte ritmo de crescimento do volume de transações realizadas na plataforma ao longo do último ano. A empresa diz que esse resultado foi obtido com o ritmo saudável de aquisição de usuários e manutenção dos indicadores de recorrência.
O Gross Billings — que corresponde à parcela do GMV retida pelo Enjoei nas transações — cresceu 26% na comparação anual, atingindo R$ 44,7 milhões no 3T21, ficando relativamente estável em relação ao trimestre anterior — quando reportou 3,3%, tendo como reflexo a nova política de comissionamento já implementada ao longo de todo trimestre.
As despesas gerais e administrativas totalizaram R$ 14,744 milhões (desconsiderando o plano de remuneração em ações de R$ 7,9 milhões), o que representa uma variação de 106% em relação ao ano anterior e 22% em relação ao trimestre anterior.
O balanço da Enjoei explica que o crescimento trimestral das despesas gerais e administrativas foi reflexo do aumento de salários e encargos (+31%), por causa de dissídios e aumento de head count, além da maior linha de depreciação e amortização (+36%).
Enjoei aumenta fidelização de usuários, mas diminui número de novos compradores
A Enjoei argumenta que a sustentação do GMV em um patamar estável no terceiro trimestre se deu pelo fortalecimento da base de clientes recorrentes. No 3T21, mais de 50% das transações foram feitas por compradores com mais de seis compras no período. Esse grupo cresceu mais de 40% na comparação anual.
A fidelização também aconteceu entre os vendedores. De acordo com a Enjoei, “60% do nosso GMV vem de vendedores que atingiram a marca de mais de seis transações”. A companhia aposta na retenção dos usuários.
“Os usuários que fizeram sua primeira compra 18 meses atrás (no 1T20) alcançaram 298% de GMV acumulado até o final de 3T21, o que demonstra que seguimos com elevada retenção das cohorts mais antigas, sustentando patamares próximos à 300%”, afirma a empresa.
Mas o total de novos compradores diminuiu 9%, quando comparado ao segundo trimestre deste ano. A Enjoei justifica que isso se deve ao menor nível de investimento em marketing (-19%), “para equilibrar a eficiência de investimentos em diferentes canais”.