Criador da Microsoft  completa hoje (28/10/22) 67 anos; conheça sua história 

Bill Gates

William Henry Gates III é um dos pioneiros na revolução do computador pessoal e é fundador da Microsoft, a empresa de software mais conhecida do mundo.

Repórter: Poliana Santos

Bill Gates nasceu na cidade de Seattle, nos EUA, em 1955. De acordo com a Forbes 2022, ele é a quinta pessoa mais rica do mundo, com fortuna de US$ 103 bilhões.

A Microsoft nasceu em 1975 com o esforço conjunto de Bill Gates e Paul Allen (1953 - 2018). Eles começaram a companhia desenvolvendo um minicomputador com outras empresas tecnológicas.

A grande ascensão veio em 1977, quando a gigante no mercado de computador da época, IBM, investiu no lançamento de computadores pessoais.

No início da década de 1980, a Microsoft lançou o Windows. Com pouco mais de 30 anos, Gates já era um bilionário.

O Windows passou a ser o sistema operacional mais utilizado do mundo, posição que ocupa até hoje com ampla margem.

Em 1983, Allen saiu da Microsoft após ser diagnosticado com câncer e após discussões com Gates. A amizade só seria reestabelecida no final dos anos 80.

Depois de muito tempo atuando como CEO da Microsoft, Gates hoje dedica-se a causas filantrópicas ao lado de sua ex-esposa, Melinda Gates.

Mas até hoje ele exerce influência sobre as principais decisões da companhia.

Bill casou com Melinda Gates em 1994, com quem possui três filhos e uma instituição filantrópica. 

A fundação foi responsável por criar a Giving Pledge que, ao lado de Warren Buffett, mobilizou outros bilionários a doar a maior parte de suas fortunas para caridade.

A organização investe em pesquisas que buscam a cura da AIDS e de outras doenças que assolam principalmente países subdesenvolvidos.

O casal pediu o divórcio em 3 de maio de 2021, após 27 anos de casamento, mas prometeu continuar seu trabalho de filantropia juntos.

Segundo o Wall Street Journal, Melinda fez a primeira consulta sobre o divórcio depois da aproximação de Gates com Jeffrey Epstein, condenado e morto na prisão por crimes sexuais.

Epstein era um bilionário criminoso que desenvolveu uma rede de abuso sexual e tráfico de mulheres, muitas menores de idade.

Gates disse que só se encontrou com Epstein para arrecadar dinheiro para os projetos de filantropia. Mas afirmou ter sido um "grande erro” passar tempo com ele.

Foi um grande erro passar tempo com ele, dar-lhe a credibilidade de estar lá. Tive vários jantares com ele com a esperança de que pudesse materializar o que disse sobre arrecadar bilhões para a filantropia para a saúde global por meio das conexões que ele tinha. Quando parecia que não era uma coisa real, o relacionamento acabou

"

Bill Gates em entrevista à CNN dos EUA

Scribbled Underline 2

Quer saber mais sobre o Bill Gates?