Tempestade desliga 5 turbinas de Itaipu e obriga usina a verter água

Uma tempestade na região oeste do Paraná interrompeu no sábado, 23, a operação de linhas de transmissão que conectam a usina hidrelétrica binacional de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN), desligando assim, automaticamente, por segurança, cinco das 20 turbinas da usina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

Em função da diminuição na geração, houve redução da afluência e, também, do nível do rio Paraná a jusante da usina. Como o Acordo Tripartite – do qual fazem parte o Brasil, Paraguai e Argentina – impõe limites de variação nos níveis do rio Paraná, foi necessário abrir o vertedouro da usina às 14h30, para compensar temporariamente a variação de afluência sofrida com o desligamento das cinco unidades geradoras, informou Itaipu em nota.

Segundo Itaipu, o vertedouro permaneceu aberto pelo tempo e com valores de vazão estritamente necessários para compensar a redução parcial da geração.

“À medida que a Itaipu foi sendo demandada para o restabelecimento da geração aos valores originais, a vazão vertida foi sendo diminuída até o completo fechamento do vertedouro, às 22h28min de sábado”, informou a empresa.

Segundo a hidrelétrica, o temporal não trouxe qualquer impacto para as instalações da usina de Itaipu, que segue operando normalmente, com total disponibilidade de potência e energia.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno