Após ataque hacker, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais
Após ser vítima de um ataque cibernético que provocou instabilidade em alguns de seus sistemas na última quinta-feira (14), nesta quarta-feira (20) quase todos os canais de atendimento da Porto Seguro (PSSA3) já foram restabelecidos, segundo a companhia reportou ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado).
No perfil oficial da Porto Seguro no Twitter, usuários e clientes da companhia relataram que os sistemas de atendimento seguiam instáveis até a manhã desta quarta. Corretores ouvidos pelo Broadcast disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas.
Um deles mencionou que teve atrasos para solicitar a renovação de alguns contratos, por exemplo, mas que a maior parte dos sistemas já voltou a funcionar.
Na tarde desta quarta-feira algumas páginas do site da empresa, como a da consulta à lista de corretores, estavam fora do ar. A página principal, porém, funcionava corretamente.
“A Porto Seguro informa que está em fase final de normalização com praticamente todos os seus canais digitais e de atendimento restabelecidos”, disse a empresa na nota enviada à reportagem. “A Companhia permanece focada em seguir com a estabilização total de seu ambiente de tecnologia, após o ocorrido na última quinta-feira, aplicando os controles e protocolos de segurança necessários para retomar à normalidade o mais breve possível.”
Na mesma nota, a seguradora informou não ter identificado vazamento de dados tanto de suas bases quanto das bases de controladas, clientes ou parceiros, incluindo dados pessoais.
A ação da Porto Seguro (PSSA3) encerrou o pregão de hoje em alta de 1,28%, cotada a R$ 47,36. Desde a última quinta-feira, quando houve o ataque hacker ao sistema da companhia, os papéis acumulam uma alta de 2,38%.
Porto Seguro sofre ataque cibernético em seus sistemas e canais de atendimento
Na última quinta-feira, quando informou sobre o ataque hacker, a seguradora apontou que a ação provocou instabilidade parcial em seus canais de atendimento e em alguns de seus sistemas. A seguradora ressaltou ainda que não identificou qualquer vazamento de dados próprios, de suas controladas ou de clientes e parceiros.
“A empresa ativou prontamente todos os protocolos de segurança e, desde às 15h, vem restabelecendo gradualmente seu ambiente operacional e segue trabalhando para retomar à normalidade o mais breve possível”, informou a Porto Seguro em nota.
Com informações do Estadão Conteúdo