Embraer (EMBR3) fecha acordo com NetJets e dispara no Ibovespa
A Embraer (EMBR3) fechou um novo contrato com a NetJets para a venda de até 100 aeronaves adicionais, totalizando mais de US$ 1,2 bilhão, conforme divulgado pela companhia aérea nesta segunda-feira (11). Após o anúncio, as ações da Embraer começaram a subir e ficaram entre as maiores altas do Ibovespa.
O acordo da Embraer prevê que a NetJets começará a receber o modelo Phenom 300E da nova encomenda no segundo trimestre de 2023, para operação nos Estados Unidos e Europa.
Em nota à imprensa, a fabricante brasileira lembra que o primeiro acordo de compra da NetJets, assinado em 2010, contemplou 50 pedidos firmes para os jatos executivos Phenom 300, mais opções de até 75 aeronaves adicionais.
“Estamos contentes por termos assinado este acordo significativo com a NetJets, um parceiro estratégico que tem sido parte importante do sucesso da Embraer por mais de uma década”, destaca na nota o presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva, Michael Amalfitano.
Embraer exportará 24 jatos aos EUA com financiamento do BNDES
A Embraer fará um financiamento de mais de US$ 500 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a exportação de 24 jatos comerciais E175 à SkyWest Airlines, dos EUA.
A entrega dos jatos da Embraer está prevista para ocorrer desde agosto passado até abril de 2022.
A linha, do BNDES Exim Pós-embarque, tem desembolsos realizados em reais no Brasil em favor da exportadora (Embraer).
Nesse tipo de operação, a importadora assume o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES e há na transação um seguro de crédito com cobertura para riscos comerciais, políticos e extraordinários.
“A operação fortalece a produção industrial nacional em um momento em que ela ainda sente os efeitos da pandemia de Covid-19 e ajuda a viabilizar a presença de produtos brasileiros de alta tecnologia no maior e mais competitivo mercado de aviação do mundo”, diz a companhia em comunicado.
Na nota, o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha, afirma que a apoia a empresa na retomada do crescimento de suas vendas “no contexto do maior desafio já enfrentado na história do setor aeronáutico, garantindo, assim, a manutenção de empregos qualificados no País.”
Cotação de EMBR3 dispara
As ações da Embraer estão entre as maiores altas do Ibovespa hoje com a notícias, com valorização de 3,3% no intradia.
No acumulado do último mês, a ações da Embraer já subiram 18,7%, além de 210% de alta desde o início do ano.
Com informações do Estadão Conteúdo