S&P 500 sobe 0,4% com possibilidade de acordo sobre teto nos EUA
Em um pregão volátil, o S&P 500 encerrou o dia em alta, após um acordo entre democratas e republicanos para uma extensão provisória do limite de endividamento do governo dos Estados Unidos ficar mais próximo.
O Dow Jones avançou 0,30%, a 34.416,99 pontos, o S&P 500 subiu 0,41%, a 4.363,55 pontos, e o Nasdaq Composite registrou ganho de 0,47%, a 14501,91 pontos.
No meio da tarde, o líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, anunciou que oferecerá um acordo para que os parlamentares democratas suspendam o teto da dívida dos EUA até dezembro. A reação positiva no mercado de ações foi imediata, pois uma medida como essa, apesar de ser provisória, afastaria a possibilidade de um calote iminente.
“Wall Street se tornou uma montanha-russa e os investidores tentam se equilibrar através das pressões inflacionárias, do drama do teto da dívida que todos sabem que será resolvido, e à medida que os bancos centrais ao redor do mundo começam os ciclos de aperto monetário”, comenta o analista Edward Moya, da Oanda, ao explicar o motivo da queda das bolsas no começo do pregão.
Antes do anúncio de McConnell, o presidente dos EUA, Joe Biden, havia reunido na Casa Branca CEOs de grandes empresas como JPMorgan (JPMC34), Citi (CTGP34) e Nasdaq (N1DA34) para tratar do assunto. Os executivos alertaram para as consequências econômicas de um calote e defenderam a suspensão do teto.
Também esteve no radar do mercado o relatório de empregos no setor privado dos EUA, divulgado nesta quarta-feira pela ADP. Foram criados 568 mil postos de trabalho em setembro, acima da estimativa de geração de 425 mil postos.
O dado aumenta as expectativas pelo payroll, relatório de empregos mais abrangente, que será publicado na sexta-feira, 8. Se houver avanço no mercado de trabalho, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode anunciar oficialmente o tapering, como é chamado o processo de redução gradual das compras de ativos, em novembro.
As ações do Facebook (FBOK34), que têm sofrido intensa oscilação nos últimos dias, subiram 0,20% nesta quarta. Os papéis da Apple (AAPL34) avançaram 0,63% e os da Amazon (AMZO34) registraram ganho de 1,27%, mas os da petroleira Chevron (CHVX34) recuaram 0,88%, após uma queda no preço do barril de petróleo.
Cotação do S&P 500 na terça (5)
Assim como o S&P 500 hoje, benchmark americano registrou alta na terça-feira (5), de 1,05%, e fechou a 4.345,72 pontos.
(Com Estadão Conteúdo)