Banco Inter (BIDI4) mantém provisão constante e chega a 14 milhões de clientes no 3T21, mostra prévia

O banco Inter (BIDI4) manteve provisão constante em relação aos trimestres anteriores, informa prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (04). Conforme o relatório, a provisão, em prévia não auditada, representou 2,5% da carteira de crédito ampliada do período.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/e868cce2-relatorio-banco-inter.png

Na semana passada, as ações do banco Inter sofreram grandes perdas após circular no mercado que o banco digital estaria preparando uma provisão maior para perdas no balanço do terceiro trimestre. As units BIDI11 acumularam 16,34% de desvalorização na semana, mesmo depois de subir 9,54% na sexta-feira, dia 01.

A originação de crédito do banco Inter atingiu R$ 5,5 bilhões, crescimento de 121% em relação a um ano antes e de 15% sobre o trimestre anterior. A produção de crédito para empresas representou a maior fatia, atingindo R$ 3,2 bilhões.

O crédito consignado vem em seguida, somando R$ 1,5 bilhão, com aumento de 120% em um ano. Já o crédito imobiliário aumentou 50% ano a ano, atingindo R$ 815 milhões.

O NPL (índice de cobertura para os créditos não produtivos) acima de 90 dias para o terceiro trimestre foi de 2,9%, crescimento de 0,1 ponto percentual em relação ao trimestre passado e queda de 0,6 ponto percentual ano a ano.

Banco Inter (BIDI4) divulga prévia operacional
Foto: prévia operacional Inter – 3T21

Crescimento do banco Inter no 3T21

Em prévia, o banco Inter também informa que chegou a 14 milhões de clientes entre julho e setembro, um aumento de 16% sobre o trimestre anterior e de 94% ante o mesmo período do ano passado.

“Ultrapassamos 422 milhões de logins em nosso SuperApp no 3T21″, diz o banco Inter no documento. Com isso, o Inter Shop registrou R$ 946 milhões em GMV (volume bruto de mercadorias), salto de 151% na comparação ano a ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Além disso, o Inter Shop teve mais de 6 milhões de vendas no período e uma adição de 438 mil clientes, totalizando 2,4 milhões de clientes ativos nos últimos 12 meses. “70% foram clientes recorrentes no 3T21, ou seja, já utilizaram nossa plataforma para outras compras nos trimestres anteriores”, informa o banco.

O banco digital informa que ganhou 2 milhões de contas no terceiro trimestre, alta de 7,5% ante o segundo e de 56% há um ano, “cerca de 33 mil contas por dia útil em setembro”.

Também na parte de banking, o Inter destaca que transacionou R$ 11,6 bilhões em cartões, altas de 23% e 125% nos mesmos comparativos. O número de cartões utilizados atingiu 4,8 milhões, 15% acima do trimestre anterior e 93% na comparação anual.

Banco Inter (BIDI4) divulga prévia operacional
Foto: prévia operacional Inter – 3T21

Demais operações do banco digital

Na parte de investimentos, o Inter atingiu cerca de 1,8 milhão de investidores entre julho e setembro deste ano, uma expansão de 83% no comparativo anual. O banco digital diz que o montante representa cerca de 13% da base de clientes totais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Lançamos uma nova UX, expandimos a grade de fundos disponíveis para mais de 310, aumentamos a oferta de renda fixa secundária e ampliamos as Comunidades de Investimentos que já passam de 100 mil”, diz documento.

Por último, na unidade de seguros, o banco digital atingiu 683 mil clientes ativos em carteira, salto de 279% ante ano passado.

Os prêmios totalizaram R$ 41 milhões no terceiro trimestre e as vendas do banco Inter cresceram 220% em um ano, alcançando 244 mil vendas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno