Após sessão histórica, Ibovespa inicia manhã acima dos 100 mil pontos

O Ibovespa, principal índica da Bolsa de Valores de São Paulo, iniciou a sessão desta terça-feira (19) em alta, operando acima dos 100 mil pontos.

A marca histórica que foi atingida na tarde do último pregão não conseguiu ser mantida até o fim do dia. Nesta manhã, o Ibovespa abre o mercado e alta mostrando novamente que o cenário interno está otimista, principalmente em relação a reforma da Previdência.

Por volta das 10h, o índice registrava uma leve alta de 0,06% somando 100.057,68 pontos.

Recorde na Bolsa

Na última segunda-feira (18), o Ibovespa alcançou pela primeira vez os 100 mil pontos. Às 14h44, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, atingiu os 100.027 pontos. Dessa forma, foi registrada uma nova marca histórica.

Saiba mais: Ibovespa bate marca histórica e chega aos 100 mil pontos nesta segunda

A guinada acontece principalmente pelo otimismo criado no mercado, ao longo do período eleitoral, com a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) para a presidência, e com a provável aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência.

Assuntos que vão movimentar o mercado nesta terça:

  • Reforma da Previdência;
  • Bolsonaro se reúne com Trump;
  • Copom e a Selic;

Reforma da Previdência

O projeto de lei para a reforma previdenciária de militares deve ser entregue ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20). De acordo com o secretário da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a proposta deve poupar R$ 90 bilhões em 10 anos.

Saiba mais: Aposentadoria: 60% dos brasileiros não possui plano financeiro

Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu a parlamentares que vai ajudá-los com repasses para regiões onde foram eleitos como uma forma de ter apoio para a aprovação da reforma da Previdência.

Bolsonaro se reúne com Trump

O presidente Jair Bolsonaro será recebido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, nesta terça-feira (19), na Casa Branca.

“A expectativa [para o encontro] é ótima. O presidente Trump já demonstrou, por meio da sua fidalguia na recepção ao nosso presidente, nos colocando na Blair House, que esse encontro será histórico para ambos os países”, declarou o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, na última segunda (18).

A comitiva do governo e o presidente Jair Bolsonaro voltarão ao Brasil na noite desta terça-feira (19).

Na véspera, Bolsonaro assinou um decreto para dispensar o visto de visita de cidadãos de quatro países.

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Austrália;
  • e Japão.

Saiba mais: Governo dispensa visto para cidadãos de Japão, Austrália, Canadá e EUA

O decreto sobre a dispensa do visto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, que saiu na tarde desta segunda, e entra em vigor em 17 de junho.

Copom e a Selic

Na próxima quarta-feira (20), o Comitê de Política Monetária (Copom) deverá anunciar os novos rumos da taxa básica de juros.

No entanto, as reuniões do Copom, que é do Banco Central (BC), serão iniciadas nesta nesta terça-feira (19) para definir a taxa básica de juros (Selic). Atualmente a taxa está em 6,5% ao ano. Na quarta, após a segunda parte da reunião, a taxa será anunciada.

Última cotação

No última pregão, na segunda-feira (18), o Ibovespa registrou uma alta de 0,86% somando 99.993,92 pontos. Dessa forma, o índice anotou sua mais nova marca histórica.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno