Braskem (BRKM5) e SCG Chemicals estudam produzir bioeteno e polietileno na Tailândia
A Braskem (BRKM5) assinou, por meio da sua subsidiária Braskem Netherlands, um memorando de entendimento com a SCG Chemicals para realizar estudos visando a criação de uma nova planta de desidratação de bioetanol na Tailândia.
Segundo comunicado ao mercado desta quinta-feira (9), se o projeto for implementado, a nova unidade conjunta da Braskem com a SCG Chemicals deve produzir bioeteno e o polietileno (PE) I’m GreenT bio-based.
A unidade ficará dentro do complexo petroquímico da SCG Chemicals, em Map Ta Phut, província de Rayong, no sul da Tailândia. A execução do investimento está sujeita à conclusão dos estudos, ao acordo mútuo entre as empresas e à aprovação pelos órgãos de governança competentes.
A petroquímica entraria no acordo com sua tecnologia e know-how no processo de desidratação de etanol, enquanto a SCG Chemicals utilizaria suas unidades e expertise para fabricar polietileno, além de contribuir com seu conhecimento do mercado asiático.
Segundo a Braskem, a nova planta poderia até dobrar a capacidade existente do polietileno. No comunicado ao mercado, a empresa destaca que o projeto está alinhado aos seguintes objetivos:
- neutralidade de carbono até 2050,
- diversificar e expandir a pegada industrial,
- reforçar a liderança global em biopolímeros para atender às necessidades dos clientes e
- desenvolver ainda mais soluções sustentáveis em Economia Circular.
Braskem fecha parceria com a Nexeo Plastics
A Braskem confirmou em meados de agosto que fechou parceria com a Nexeo Plastics para a distribuição de filamentos de polipropileno (PP) e pellets para fabricação de aditivos.
O acordo irá ampliar a distribuição internacional dos produtos da petroquímica para a América do Norte e a Europa.
“Nossa parceria ampliada com a Braskem fornecerá às impressoras 3D os materiais mais inovadores e de qualidade de que precisam”, disse Paul Tayler, presidente e CEO da Nexeo Plastics.
Jason Vagnozzi, diretor comercial da companhia, explica que a nova parceria marca um momento importante para o negócio de fabricação de aditivos da petroquímica, pois amplia o alcance internacional dos produtos da Braskem no mercado europeu.
Última cotação
Às 13h15 desta quinta, a cotação da Braskem na bolsa de valores operava em alta de 2,18%, com as ações BRKM5 sendo negociadas a R$ 66,70.
Nos últimos 12 meses, as ações da Braskem acumulam valorização de 206,31%.