Investimentos da Via (VIIA3) e fusão de Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3) são destaques
Nos destaques de empresas desta quarta-feira (8), chama a atenção do mercado o investimento da Via (VIIA3), antiga Via Varejo, em três startups, adquirindo participações minoritárias.
Além dos aportes da Via, também toma conta do noticiário o desdobramento da fusão entre Localiza (RENT3) e Unidas (LCAM3), com exigências do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o negócio aconteça.
Além disso, a Gol (GOLL4) mostrou dados operacionais de agosto com avanço frente aos números do ano passado, com o arrefecimento da pandemia no Brasil.
Veja os destaques de empresas desta quarta-feira:
Via
A Via anunciou nesta quarta que iniciou seu programa Via Next por meio de três investimentos minoritários em startups. São elas: GoPublic, Poupa Certo e byebnk.
O Via Next é o programa de conexão com startups inovadoras da dona das Casas Bahia com a Distrito, anunciado durante o Via Investor Day, realizado em abril deste ano.
O intuito do programa é acelerar a transformação digital da varejista e promover soluções para melhorar a experiência do cliente.
“Além de buscar startups para resolver desafios específicos de negócio, faz parte da estratégia do ViaNext investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos, por meio de seu Corporate Venture Capital (CVC)”, informa a empresa em comunicado.
Localiza e Unidas
A Superintendência-Geral do Cade encaminhou para análise do tribunal da autarquia a compra da Unidas pela Localiza, recomendando que a operação seja aprovada com a adoção de “remédios que mitiguem riscos concorrenciais”.
A proposta de fusão foi anunciada em 22 de setembro de 2020 e ainda depende da decisão final do Cade. Este último parecer foi divulgado na última segunda.
“Após estudos e consultas ao mercado, a Superintendência verificou que, entre os segmentos afetados pelo ato de concentração, os relacionados à venda de veículos usados e à Gestão e Terceirização de Frotas (GTF) não apresentam maiores preocupações do ponto de vista concorrencial”, diz o Cade.
Com o otimismo de que o negócio possa sair do papel, as ações da Localiza dispararam mais de 10% no início do pregão. Enquanto isso, os papéis da Unidas avançavam cerca de 9%.
Gol
A Gol informou que transportou 1,5 milhão de passageiros em agosto, uma alta de 87% em relação ao mesmo mês do ano passado.
De acordo com fato relevante, a demanda para os voos cresceu 84,7% na comparação com agosto do ano passado, enquanto a oferta aumentou 83%.
No acumulado de janeiro a agosto, a demanda avançou 4,6% e a oferta subiu 1,5%, na comparação com o período de janeiro a agosto de 2020, com taxa de ocupação de 82%, alta de 2,5 pontos porcentuais.
Os dados se referem apenas à operação doméstica da Gol, pois a companhia não realizou voos internacionais no período.
Os destaques de empresas do Suno Notícias mostram os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia, como a Via, que pode estar no foco dos investidores ao longo do dia.