Althaia (ALTF3) define faixa indicativa e pode levantar R$ 563 mi com IPO

A Althaia (ALTF3) definiu a faixa indicativa de preço da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) entre R$ 10,80 e R$ 13,00. Considerando o ponto médio da faixa, a abertura de capital da farmacêutica pode movimentar R$ 563,03 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O período de reserva de ações para o pequeno investidor entrar no IPO da Althaia começa na próxima semana, em 10 de setembro, e termina em 22 de setembro. O valor mínimo de pedido de investimento será de R$ 3 mil e o máximo, de R$ 1 milhão.

A oferta consistirá na distribuição primária de, inicialmente, 52.387.492 ações e secundária de 13.925.789 papéis. Os principais acionistas vendedores serão os controladores Carolina Mazon, Gerson de Souza, Jairo e Regina Yamamoto, Maira Vendramini, Marcos Miazzo, Rachel Ferreira e Ricardo Ferrari.

A Althaia pretende utilizar os recursos líquidos da oferta primária para:

  • construção de uma nova planta industrial (50,00%);
  • investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (30,00%);
  • investimentos em capital de giro (10,00%);
  • reforço da estrutura de capital (10,00%).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

As ações serão listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sob o código “ALTF3”.

O IPO será coordenado por XP Investimentos (Coordenador Líder), em conjunto com o Itaú BBA (Agente Estabilizador) e o Bank of America.

Althaia: receita de R$ 276,969 milhões

Com apenas 11 anos de operação sob a atual gestão, a Althaia é uma indústria farmacêutica cujas principais frentes são a produção de medicamentos genéricos e de suplementos.

A companhia possui um portfólio próprio composto por duas linhas de produtos de valor
agregado focadas no tratamento, prevenção e bem estar:

  • a Althaia, com foco em medicamentos genéricos, similares e linhas over the counter (ou OTC);
  • a Equaliv, voltada a produtos nutracêuticos, suplementos e preventivos, tanto na linha clínica quanto na linha esportiva.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

As linhas combinadas somam um portfólio de 60 produtos, que totalizaram 15 milhões de unidades vendidas nos últimos 12 meses a partir de 30 de junho de 2021.

No ano passado, a empresa apurou uma receita de R$ 276,969 milhões, ante um resultado de R$ 210,581 milhões, em 2019. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 76,390 milhões, em 2020, contra um lucro de R$ 46,634, no ano anterior. Na mesma base de comparação, o lucro líquido da Althaia cresceu de R$ 27,282 milhões, para R$ 48,911 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno