Locaweb (LWSA3) projeta mais aquisições: “Temos caixa e vamos investir”, diz CFO
Com a reabertura econômica, a Locaweb (LWSA3) apresentou forte crescimento no segundo trimestre de 2021, apoiado na expansão do segmento Commerce e da agenda de M&A. Agora, a desenvolvedora de serviços de internet quer fincar ainda mais o pé no primeiro lugar de um mercado com muito espaço para consolidação.
Depois da oferta subsequente de ações (follow-on) de R$ 2,75 bilhões, a última coisa que a companhia pretende é ficar congelada. “Temos caixa e continuaremos a investir. Não tem outra opção”, diz Rafael Chamas, CFO da Locaweb, ao Suno Notícias.
No segundo trimestre de 2021, a Locaweb seguiu o processo de aquisições, tendo concluído as da Bagy e Octadesk.
Não é sem razão que a agenda de M&A continuou aquecida. Ela serve para atualizar o produto e trazer para dentro pessoas culturalmente alinhadas à companhia.
Nas palavras de Chamas, o fator sucesso está em escolher o ativo, selecionar as pessoas e integrar de forma a ajudar as adquiridas a continuar evoluindo. “É uma combinação que sempre nos faz buscar M&A.”
Com a estratégia de fusões e aquisições, a Locaweb quer continuar a ser o player mais relevante de soluções para e-commerce do Brasil. “É o que somos e isso que continuaremos a fazer.”
Aumento dos indicadores
Entre abril e junho, a companhia apurou um crescimento de 57,1% da receita líquida, que atingiu R$ 184,3 milhões no período. A receita líquida do primeiro semestre foi alcançou aproximadamente a mesma receita registrada pela Locaweb em todo o ano de 2019. A base para tal resultado reside duas fontes do Segmento Commerce:
- Receita de Assinatura de Plataforma (+204,7%) ;
- Receita de Ecossistema (+134,0%).
O aumento dos indicadores no segundo trimestre levou a receita líquida de Commerce para R$ 84,8 milhões, uma alta de 159,3% base anualizada. O volume bruto de mercadoria (GMV, na sigla em inglês) da divisão R$ 4,63 bilhões, número 64,9% superior ante o mesmo período de 2020.
O segredo está na estratégia de monetização. “Captamos clientes para o business de plataforma e fazemos cross-selling de produtos periféricos, como pagamentos e logística,” contou Chamas. “Conseguimos trazer uma quantidade gigantesca de novos assinantes para a plataforma e, quando entra na Locaweb, o cliente multiplica por sete o ticket médio.”
Dados da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit | Nielsen juntamente com o banco Bexs, apontou para um crescimento de 31% das vendas no e-commerce. A Locaweb expandiu mais do que o dobro: 64,9%.
O tempero está no qualitativo. Segundo o diretor, no Brasil, há concorrência em mercados específicos, mas nenhum player conseguiu construir um ecossistema robusto de soluções.
Sinergias impulsionam cross-selling e recorrência
No painel de controle, o cliente da Locaweb tem acesso a um punhado de serviços que vão além de soluções para internet.
Por exemplo: o assinante que precisar de crédito não precisa ir a um internet banking, para realizar a solicitação. Pela Credisfera, fintech adquirida pelo grupo em fevereiro deste ano, a companhia oferece crédito em poucos cliques.
O mesmo vale para logística, com o Melhor Envio, marketplace, a partir do Ideris e marketing, por meio da Social Miner e da Etus.
“O cliente utiliza toda a robustez do ecossistema em um produto único e isso traz mais sucesso. A somatória de tudo isso é o que fez termos resultados expressivos,” afirmou Chamas.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de Commerce cresceu 58,5% no segundo trimestre de 2021, atingindo R$ 22,9 milhões com redução de 17,2 pontos percentuais na margem Ebitda, que foi de 27,0% no trimestre. O resultado está relacionado exclusivamente à consolidação dos resultados das empresas adquiridas nos resultados do segmento. Organicamente, o segmento de apresentou compressão de 2,7 pontos percentuais e chegou a 41,5%.
A estimativa, no entanto, é de que a pressão suma no longo prazo. De acordo com Chamas, a Locaweb busca empresas com margens alinhadas às do grupo e, apesar do tempo de integralização, a ideia é que as margens caminhem para algo próximo de 35%-45%.
“Se congelássemos a Locaweb e não houvesse mais aquisições, a margem de longo prazo tenderia a ser como a da orgânica.”