Carrefour (CRFB3) tem números resilientes, comparados aos resultados de 2020, analisa BTG
Um dia depois de o Carrefour (CRFB3) divulgar lucro líquido de R$ 592 milhões no segundo trimestre de 2021 — queda de 16,8% em relação ao mesmo período de 2020, com recuo nas vendas do varejo –, o BTG informou em relatório que “os números são resilientes, apesar das comparações com o ano anterior”.
Os analistas do banco explicam: “Os números mais fracos do que o esperado em suas operações de varejo, além do atacarejo, foram mais
do que compensados por um forte desempenho na divisão de financiamento ao consumidor do Carrefour.”
O crescimento do Same Store Sales (SSS) em seu segmento de alimentos foi de 3,4%, levando a um aumento anual de 11% nas vendas, resultado 3,4% inferior ao projetado pelo BTG. Na bandeira Atacadão, o SSS cresceu 10,2%, contra previsão de 12%.
As vendas do Atacadão aumentaram 20% em comparação anual, 4% abaixo das projeções, lembra o banco. As vendas foram impulsionadas por 19 inaugurações de lojas no período.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado, que exclui itens não recorrentes, caiu 3,6%, para R$ 1,37 bilhão. Enquanto a margem Ebitda diminuiu em 1,2 p.p., alcançando 7,8%.
O Banco Carrefour se destacou graças ao crescimento mais rápido em novos empréstimos. Em sua divisão de financiamento ao consumidor (CSF), o Carrefour registrou um crescimento de 50% ao ano no faturamento, para R$ 11,8 bilhões, impulsionado pelo Cartão Atacadão e 43% de crescimento no Carrefour faturamentos de cartão de crédito.
Carrefour Brasil: Stéphane Maquaire assumirá a presidência da companhia
O Carrefour Brasil informou na semana passada que terá novo presidente. Stéphane Maquaire assumirá a presidência da companhia a partir de 1º de setembro deste ano, sucedendo Noël Prioux.
Maquaire está no Grupo Carrefour desde 2019 como CEO do Carrefour Argentina. O executivo liderou o plano de transformação, com foco no cliente no centro e na estratégia digital.
“No período, elevou substancialmente o índice de satisfação dos clientes e o Carrefour Argentina consolidou sua posição de liderança no país, com significativo ganho de participação de mercado nos anos de 2019, 2020 e 2021. Stéphane também desempenhou papel-chave na a aceleração do e-commerce na Argentina”, destacou a companhia.
Nos próximos meses, Noël e Stéphane estarão juntos no processo de transição, com Noël como diretor executivo da América Latina até o final deste ano, informou em nota o Carrefour Brasil, segunda maior operação do Carrefour no mundo.