Unicórnio de venda de carros usados, mexicana Kavak injeta R$ 2,5 bi no Brasil

A empresa mexicana Kavak, líder no mercado de carros usados e seminovos na América Latina, anunciou nesta terça-feira (27) investimento de R$ 2,5 bilhões (cerca de US$ 500 milhões) no Brasil.

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Primeiro unicórnio mexicano, a Kavak diz que pretende lançar a operação no território brasileiro para estruturar a primeira filial desde a criação da empresa.

Roger Laughlin, um dos fundadores da empresa há cinco anos, assume a posição de CEO da operação brasileira.

“Hoje, a companhia tem 300 mil m² em infraestrutura. Nosso plano é expandir ainda mais no Brasil, com mais de 1 milhão de m² nos próximos meses. Estamos investindo dez vezes mais no Brasil do que em qualquer outro país por causa do tamanho do mercado e oferta local fragmentada. A Kavak Brasil será a nossa maior operação”, afirma o executivo.

Nesta segunda, a fintech Creditas anunciou a compra da plataforma de compra e venda de automóveis seminovos, Volanty. A brasileira  pretende competir com a Kavak no segmento de vendas de carros usados online..

Empresa operou por quatro meses em estilo “soft launch

Em 2020, Roger Laughlin — que já viveu por anos no Brasil — se mudou para o país com parte do seu time para, segundo ele, entender os consumidores brasileiros e as demandas de mercado.

Antes do lançamento oficial por aqui, a empresa operou por quatro meses em estilo “soft launch“, para “calibrar o crescimento e capacidade de adaptação da plataforma online e modelo de negócios local.”

Laughlin explica: “Nos últimos meses, entendemos como escalar nossa operação aqui, formando um time de 500 pessoas e investindo em infraestrutura. Agora estamos prontos para oferecer uma solução revolucionária para todas as transações de carros seminovos e usados, em uma indústria profundamente descentralizada e fragmentada.”

Carlos Gracia Ottati, cofundador e CEO da Kavak, acrescenta: “O Roger tem a missão de construir e consolidar nossa maior operação até agora. O Brasil é o nosso maior investimento até o momento, e a oportunidade é tão grande quanto o nosso plano de investimento para o país, 10 vezes maior do que qualquer outro antes.”

Kavak: modelo de negócio

O modelo de negócio no Brasil seguirá o mesmo do México: o proprietário de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a Kavak, com orçamento feito em cerca de dois minutos pelo site.

Ao comprar um carro, a Kavak faz a vistoria de 240 itens e estudo documental do veículo, para então formalizar a proposta final. O negócio pode ser fechado online e o cliente recebe o pagamento, o que ocorre, de acordo com a empresa, até no mesmo dia.

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Uma vez comprado, o automóvel é recondicionado pela empresa, antes de colocá-lo à venda no site. Os clientes interessados em comprar um carro podem buscar os modelos disponíveis na plataforma e optar por produtos de financiamento oferecidos pela empresa.

A startup mexicana afirma que oferece documentação, facilitada por um representante de cartório no hub da companhia.

“Estamos chegando para formalizar uma indústria cheia de incertezas em suas transações: a experiência de comprar um carro usado deve ser tão segura quanto a de comprar um carro zero quilômetro”, adiciona o CEO da Kavak Brasil.

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Rafaela La Regina

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