“Para ter uma operação sustentável, Marfrig tem que ser grande”, diz CEO

O CEO da Marfrig, Eduardo Miron, disse ao jornal “Valor Econômico” nesta quinta-feira (28) que para a companhia se tornar grande, precisa ter uma operação sustentável.

Mais cedo, a Marfrig divulgou os balaços trimestrais. De acordo com o comunicado, a companhia obteve um lucro de R$ 2,2 bi no 4º tri de 2018. “Não é crescer por crescer, mas tamanho é importante em um negócio de commodities” disse o executivo.

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No ano passado, a empresa comprou por quase US$ 1 bilhão o controle da National Beef. A empresa é quarta maior indústria de carne bovina dos Estados Unidos. Com isso, a receita liquida chegou a R$ 40 bilhões em 2018. Em 2017, as vendas brasileiras foram de R$ 18,5 bilhões.

A Marfrig mantem operações de abatedouros nos Estados Unidos, no Brasil, no Uruguai e na Argentina. Só os EUA representam cerca de 70% do faturamento. De acordo com Miron, com a adquisição da fábrica da dona da Sábia e da Perdigão em Mato Grosso e a Quickfood, líder na fabricação de hambúrguer na Argentina, a companhia se tornou maior produtora de hambúrguer do mundo.

Operações no Brasil

No Brasil, as operações da Marfrig foi prejudicada por um incêndio que paralisou o abatedouro em Mineiros, Goiais. Com a retomada da economia,  Miron espera uma melhora do setor de carne e um aumento nas exportações.

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Para o CEO, as esperanças para um melhor desempenho em 2019 estão concentradas na possibilidade de a China habilitar mais frigoríficos no Brasil. Miron diz também que a reabertura do mercado americano de carne bovina in natura nos Estados Unidos “pode acontecer a qualquer momento”.

Balanço da Marfrig

O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) ajustado do quarto trimestre do ano passado alcançou R$ 881 milhões, uma expansão de 18% na comparação com o mesmo período de 2017.

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No acumulado de 2018, o EBITDA encerrou em R$ 2,601 bilhões, alta de 229% na comparação anual.

A receita líquida da Marfrig entre outubro e dezembro de 2018 acumulou R$ 10,6 bilhões, 12% superior ao último trimestre de 2017.

O aumento é explicado, principalmente, pela depreciação do real em relação ao dólar, que compensou o menor abate na Operação América do Sul, declarou a empresa.

No quarto trimestre de 2018, a receita líquida da Marfrig foi de R$ 10,6 bilhões, 12% superior ao quarto trimestre de 2017.

Contabilizando todo o ano, a receita líquida de 2018 ficou em R$ 29,715 bilhões, com a significativa alta de  193%.

Renan Dantas

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