S&P 500 recupera terreno e caminha para terminar semana no azul
Retomando parte do terreno perdido na véspera, o mercado futuro do S&P 500 opera em alta na manhã desta sexta-feira (16). Os investidores ainda digerem o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sobre a inflação norte-americana.
Por volta das 8h42, o S&P 500 avançava 0,14%, para 4.358,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,18%, para 14.813 pontos. Powell reconheceu que a inflação do país está “bem acima” da meta estabelecida, o que trará desafios à frente.
Mesmo assim, o chairman do BC entende que as pressões são transitórias, sobretudo pelo descasamento da oferta e demanda na economia, o que não devem fazer com que os estímulos monetários sejam reduzidos tão cedo.
Falando em inflação, a Eurostat divulgou os números do índice de preços ao consumidor no Velho Continente na manhã desta sexta. A inflação anualizada na zona do euro caiu de 2% em maio para 1,9% em junho.
Na União Europeia (UE), a inflação anual recuou de 2,3% para 2,2% na mesma base comparativa, levemente acima da meta do Banco Central Europeu (BCE) de 2%. Após a divulgação dos números, os mercados da região operam entre ganhos e perdas.
Às 10h30 (horário de Brasília), serão divulgadas as vendas no varejo em junho nos Estados Unidos. Segundo o The Wall Street Journal, especialistas esperam uma baixa pelo segundo mês consecutivo, à medida que os consumidores gastam mais em serviços e menos em itens custosos, como veículos.
“Enquanto por um lado o mercado avalia a visão dovish de Powell, pondera as ameaças ao crescimento econômico global, principalmente às ligadas à variante Delta”, diz o economista Carlos Lopes, do Banco BV.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda após o Banco do Japão diminuir suas expectativas de crescimento para o país.
No mercado de títulos, as Treasuries de 10 anos sobem dois pontos-base, para 1,32%. As cotações do barril de petróleo West Texas Intermediate (WTI) sobem 0,1%, para US$ 71,73.
S&P 500 e as bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h58:
- S&P 500 futuro: +0,16%
- Nasdaq futuro: +0,20%
- DAX 30 (Alemanha): -0,18%
- FTSE 100 (Inglaterra): +0,08%
- Euro Stoxx 50: -0,39%
- SSE Composite (Xangai): -0,71% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): -0,98% (fechada)
A primeira metade de julho foi majoritariamente positiva para os mercados internacionais, embora atentos às variantes da Covid-19. O S&P 500 e as bolsas, entretanto, ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a recuperação econômica global.