Smart Fit (SMFT3) dispara 26% em estreia na B3
A Smart Fit (SMFT3) estreou em forte alta na B3 nesta quarta-feira (14). Em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da companhia abriram com um avanço de 26,35%, negociados a R$ 29,06, por volta das 10h29.
Na última segunda-feira (12), a Smart Fit precificou suas ações em R$ 23, acima da faixa indicativa, que ia de R$ 20 a R$ 25, apresentada no prospecto preliminar arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A operação da rede de academias teve uma demanda 20 vezes superior ao tamanho da oferta em reservas, incluindo os âncoras.
A operação consiste na oferta de 100 milhões de ações primárias. Com a precificação, o IPO movimentará R$ 2,3 bilhões, sendo que todo o montante líquido irá para o caixa da empresa. A Smart Fit visa utilizar os recursos da seguinte forma:
- Retomada do plano de crescimento de academias Smart Fit (70,1%);
- Oportunidades de aquisições estratégicas (14,1%)
- Aquisição de ações da SmartEXP (10,8%);
- Investimentos em iniciativas para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema (5,0%).
Por mais que a demanda tenha sido explosiva, a Smart Fit preferiu não vender o lote adicional de ações, o que poderia fazer com que a precificação ficasse maior e, consequentemente, a captação líquida também.
Com a operação, a empresa foi precificada na casa de 15 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) projetado para o ano que vem. A Smart Fit vem ao mercado avaliada em R$ 13,13 bilhões.
A companhia será listada no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3. O coordenador líder da oferta foi o Itaú BBA, com Morgan Stanley como agente estabilizador. Santander (SANB11), BTG Pactual (BPAC11) e Banco ABC (ABCB4) também participam.
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Histórico da Smart Fit
Atualmente, a rede está presente em 13 países da América Latina e lidera, em número de clientes ativos, no Brasil, México e na região composta por Colômbia, Chile e Peru, operando no segmento high value, low price.
Em março deste ano, o número total de academias chegou a 928, sendo que das unidades em funcionamento no período:
- 538 estão localizadas no Brasil;
- 184 no México;
- 206 distribuídas entre Colômbia, Chile, Peru, Panamá, Costa Rica, Argentina, Paraguai, El Salvador, Equador, Guatemala e República Dominicana.
Em 31 de março de 2020, antes da chegada da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) de forma generalizada no continente, a base de clientes da empresa era de 2,8 milhões.
A Smart Fit é a quarta maior rede do mundo em número de clientes — a maior fora dos Estados Unidos — e aquela com maior taxa de crescimento em número de academias próprias no período entre 2014 e 2019.
A companhia possui aplicativos para treino e acompanhamento nutricional através de plataformas de vendas B2C e B2B e disse acreditar ser líder no setor de fitness digital na América Latina. O ecossistema possuía 2,8 milhões de clientes ativos, antes do início da pandemia de Covid-19.
No ano passado, a receita operacional líquida da Smart Fit caiu para R$ 1,256 bilhão, ante R$ 1,984 bilhão, em 2019. O Ebitdo ajustado recuou de R$ 551,297 milhões para R$ 53,829 milhões, na mesma base comparativa.