Inflação e PIB da zona do euro: confira os 5 principais eventos da semana
A semana que se inicia neste domingo (6) trará mais números para o investidor. Entre os principais eventos que o aguardam estão a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio e o pagamentos de dividendos.
O mercado também ficará atento ao desempenho do Ibovespa, o qual encerrou sexta-feira no topo histórico com a sétima alta consecutiva. Os dados de inflação nos Estados Unidos e o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro completam os principais eventos da semana.
Principais eventos da semana
Dividendos
A próxima semana começará com dinheiro em conta para os acionistas de Usiminas (USIM5) e Assaí (ASAI3). As companhias pagarão os proventos na segunda-feira (7).
Outras três empresas — Banco de Brasília (BLIS3), Josapar (JOSA3) e Tronox (CRPG5) — vão pagar na quinta-feira (10).
PIB da zona do euro
Na terça-feira (8), o investidor acorda com os números trimestrais da economia da zona do euro. No mesmo dia serão apresentadas as expectativas.
O dado promete dar tom à reunião do Banco Central Europeu (BCE), que decidirá o futuro da taxa de juros dos países.
IPCA
Na manhã de quarta-feira (9), o mercado vai conhecer o resultado do IPCA de maio.
A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15, ficou em 0,44%, depois de ter avançado 0,60% em abril. Maio registrou o maior resultado para o mês desde 2016.
O Itaú Unibanco (ITUB4) espera um avanço de 0,71% para o IPCA, levando a taxa em 12 meses para 7,93%. “Os preços regulados devem pressionar para cima, como energia elétrica (devido à adoção da sobretaxa tarifária mais cara da modalidade vermelha nível 1 no mês), medicamentos e gasolina — estimamos que esses três itens contribuirão com um total de 43 bps ao mês variação. ”
IPC nos EUA
Se no Brasil os olhos se voltam à inflação, nos Estados Unidos também. Na quinta-feira (10), sairá o dado do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no país.
O resultado passado ficou acima do consenso de analistas e pesou sobre as bolsas internacionais, inclusive a brasileira.
O debate entre manutenção dos estímulos monetários por parte do Federal Reserve (Fed) e a elevação da taxa de juros segue no radar.
Ibovespa no radar da semana
Após ficar amassado entre as piores performances do mundo, o mercado de capitais brasileira voltou a se
recuperar, com o impulso da recuperação da atividade econômica. O pontapé inicial do bom humor foi a divulgação do PIB trimestral do Brasil.
Na análise de Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, o mercado financeiro continuará volátil, influenciado pelos principais eventos “em relação ao avanço das vacinas para a covid-19 ao redor do mundo e quadro político no Brasil, além de notícias de pacote de estímulos nos EUA, Brasil e na Europa.”