Ambev (ABEV3) vai entrar no mercado de vinhos, que cresce na pandemia

A Ambev (ABEV3) vai dar seus primeiros passos no mercado de vinhos ainda no mês de julho, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. A partir do mês, um lote de 311 mil garrafas do rótulo argentino Dante Robino estarão disponíveis na plataforma Zé Delivery, aplicativo da gigante de bebidas que entrega em 200 cidades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A importação, segundo a Ambev, é restrita ao aplicativo. O produto teve alta de consumo durante a pandemia e o isolamento social, ainda mantendo os níveis mais altos em 2021, com menos restrições e avanço da vacinação. O hábito, assim, veio para ficar.

Até o fim de abril foram 5% a mais de vinhos importados e de comercialização em vinícolas brasileiras se somadas as duas altas – isolada, a importação cresceu praticamente 36%. O montante foi de 105,3 milhões de litros consumidos nos quatro meses, ante 100,2 milhões em 2020.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Na operação da Ambev, pode caber não apenas a distribuição em garrafas, mas também os vinhos em lata, que são uma forte tendência”, destaca o consultor Rodrigo Lanari, representante brasileiro da consultoria inglesa Wine Intelligence/IWSR.

No Zé Delivery, da Ambev, serão três vinhos disponíveis:

  • Um branco elaborado com a uva chardonnay
  • Um tinto Malbec
  • Um tinto cabernet sauvignon

No aplicativo também estarão disponíveis dois espumantes, sendo um brut e outro demi-sec (doce).

A ideia da companhia vem para solidificar o fato de que o aplicativo, que visa manter preços de mercado e entregas de até uma hora, já trabalha com vinhos, porém importados por terceiros, como os brancos e tintos da Wine (WNBR3), que lideram os pedidos.

Ambev já mirava mercado há cerca de cinco anos

Em 2016, executivos da companhia já analisavam o mercado de importação nacional, mas o plano acabou não se consolidando. “A Ambev até importou alguns rótulos da Europa para entender a operação”, conta um consultor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Dona de rótulos de cerveja famosos – como Skol, Antarctica e Brahma – a Ambev também visa ampliar o seu mercado afora do varejo tradicional de bebidas. Para além do aplicativo de delivery, a companhia implementou recentemente o Sempre em Casa, clube de assinaturas de cervejas especiais, além do Pit Stop Skol, iniciado com a instalação de quiosques em forma de contêiner em postos de gasolina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno