Ambev (ABEV3) vai entrar no mercado de vinhos, que cresce na pandemia
A Ambev (ABEV3) vai dar seus primeiros passos no mercado de vinhos ainda no mês de julho, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. A partir do mês, um lote de 311 mil garrafas do rótulo argentino Dante Robino estarão disponíveis na plataforma Zé Delivery, aplicativo da gigante de bebidas que entrega em 200 cidades.
A importação, segundo a Ambev, é restrita ao aplicativo. O produto teve alta de consumo durante a pandemia e o isolamento social, ainda mantendo os níveis mais altos em 2021, com menos restrições e avanço da vacinação. O hábito, assim, veio para ficar.
Até o fim de abril foram 5% a mais de vinhos importados e de comercialização em vinícolas brasileiras se somadas as duas altas – isolada, a importação cresceu praticamente 36%. O montante foi de 105,3 milhões de litros consumidos nos quatro meses, ante 100,2 milhões em 2020.
“Na operação da Ambev, pode caber não apenas a distribuição em garrafas, mas também os vinhos em lata, que são uma forte tendência”, destaca o consultor Rodrigo Lanari, representante brasileiro da consultoria inglesa Wine Intelligence/IWSR.
No Zé Delivery, da Ambev, serão três vinhos disponíveis:
- Um branco elaborado com a uva chardonnay
- Um tinto Malbec
- Um tinto cabernet sauvignon
No aplicativo também estarão disponíveis dois espumantes, sendo um brut e outro demi-sec (doce).
A ideia da companhia vem para solidificar o fato de que o aplicativo, que visa manter preços de mercado e entregas de até uma hora, já trabalha com vinhos, porém importados por terceiros, como os brancos e tintos da Wine (WNBR3), que lideram os pedidos.
Ambev já mirava mercado há cerca de cinco anos
Em 2016, executivos da companhia já analisavam o mercado de importação nacional, mas o plano acabou não se consolidando. “A Ambev até importou alguns rótulos da Europa para entender a operação”, conta um consultor.
Dona de rótulos de cerveja famosos – como Skol, Antarctica e Brahma – a Ambev também visa ampliar o seu mercado afora do varejo tradicional de bebidas. Para além do aplicativo de delivery, a companhia implementou recentemente o Sempre em Casa, clube de assinaturas de cervejas especiais, além do Pit Stop Skol, iniciado com a instalação de quiosques em forma de contêiner em postos de gasolina.