Casa Branca oferece assistência à JBS (JBSS3) após ataque cibernético
Após a JBS (JBSS3) ter sido vítima de uma ataque cibernético no último domingo (30), a vice-secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou nesta terça-feira (1) que a companhia está recebendo assistência do governo norte-americano.
Em conversa com repórteres a bordo do avião presidencial, a porta-voz explicou que a JBS foi alvo de uma ofensiva ransomware, em que os criminosos bloqueiam acesso ao sistema infectado e cobram espécie de resgate para a liberação.
Jean-Pierre disse que a filial da processadora brasileira nos Estados Unidos revelou que os hackers estão ligados a uma quadrilha “provavelmente baseada na Rússia”.
Segundo ela, autoridades americanas “estão diretamente engajadas com o governo russo para expressar a mensagem a mensagem de que estados responsáveis não refugiam criminosos de ransomware”.
A secretária acrescentou que a Casa Branca ofereceu assistência e está em contato constante com as lideranças da JBS e que o Departamento de Energia está avaliando os possíveis impactos do ataque na oferta de carne no país.
Unidades da JBS nos EUA paralisam operações após ataque hacker
De acordo com a JBS dos Estados Unidos, algumas de suas principais processadoras de carnes não operaram nesta terça-feira, após ocorrer um ataque cibernético no fim de semana.
A unidade australiana da JBS também foi atingida por um ataque cibernético no sistema global de tecnologia da informação, segundo reportou o Beefcentral, um site local do setor, no último domingo (30)
Diante disso, dois turnos de abate foram cancelados na fábrica de carne bovina da companhia em Greeley, Colorado. Além disso, a JBS Beef em Cactus, Texas, também informou no Facebook que não funcionaria hoje, após atualizar uma mensagem anterior que anunciava que a unidade funcionaria normalmente.
Em Ottumwa, Iowa, a fábrica de suínos da empresa também informou não estar realizando abates devido ao ataque.
Cotação da JBSS3
A ação da JBS (JBSS3) encerrou o pregão de hoje em alta de 1,95%, valendo R$ 30,84.
Com informações do Estadão Conteúdo