China vai permitir que cada casal tenha três filhos
A China anunciou que cada casal chinês poderá ter até três filhos, mudando a política atual que permite até dois filhos por família. O anúncio foi dado pela agência de notícias Xinhua, detida pelo Partido Comunista Chinês, durante esta segunda-feira (31).
A decisão se deu logo após uma reunião do Politiburo – núcleo central do partido – que agora deve “permitir que cada casal tenha três filhos e implementar políticas de apoio relacionadas ajudará a melhorar a estrutura da população”. Não foi detalhado quando os casais da China poderão ter este terceiro filho, mas a nota da agência de notícias ressalta que o Estado chinês “prudentemente aumentará a idade de reforma de maneira gradual”.
Esta é a segunda mudança em menos de uma década, já que o país era conhecido por ter a “Política do filho único” até 2016, quando passou a permitir que casais chineses tenham um segundo filho.
A política de Estado, criada em 2016, foi um modo de controlar a demografia do país, que soma uma população de 1.39 bilhão de pessoas, segundo dados de 2019, do Banco Mundial. Em 2016, a população era de 1,37 bilhão de pessoas.
As primeiras medidas do governo chinês vieram como modo de evitar uma possível crescimento intenso na natalidade no país asiático. Contudo, mesmo com a política de ampliar o limite de filhos para dois, não houve um grande resultado de curto prazo no aumento da população, decorrendo em grande parte dos altos custos de manter uma família maior.
De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a população cresceu apenas 5,38% nos últimos 1última década – a taxa de crescimento mais lenta desde 1960.
China também discutiu aposentadoria
O Governo da China, na ocasião, também discutiu o aumento da idade de aposentadoria em uma tentativa de lidar com o envelhecimento da força de trabalho no país. Apesar disso, não foram dados detalhes nem anunciadas novas políticas sobre o tema. Segundo o regramento atual, homens se aposentam 60 anos ao passo que as mulheres podem se aposentar aos 55, levando em conta cargos administrativos de modo geral.