Amazon faturou US$ 837.350 por minuto no 1T21, e as outras FAANG?

O primeiro trimestre de 2021 foi muito positivo para as FAANG (Facebook, Amazon, Apple, Netflix e Google). As empresas de tecnologia dos Estados Unidos tiveram faturamentos recordes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Entre janeiro e março deste ano a Amazon (AMZN34) gerou receitas de US$ 837.350 por minuto, um aumento de 44% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o ranking criado pelo site Finbold.com, Apple e Alphabet (GOGL34) (a controladora do Google) ficaram logo em seguida.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Entretanto, em primeiro lugar, está o Tesla de Elon Musk, graças ao aumento no volume de negócios por minuto registrado nos primeiros três meses do ano.

De uma forma ou de outra, todos os gigantes da tecnologia se beneficiaram dos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O mundo ficou em casa, comprou online, assistiu a filmes em streaming, e viveu mais digitalmente. Além disso, começou também a fazer escolhas (em tese) mais ecológicas ao comprar bens duráveis como um carro elétrico.

No entanto, o impacto da Covid por si só não é suficiente para explicar as diferentes tendências: os gigantes tecnológicos, talvez mais do que outros grupos industriais e de serviços, devem sempre preceder os outros na inovação de produtos e processos.

Faturamento por minuto da Amazon e de suas concorrentes

A Amazon gerou nos três primeiros meses deste ano receitas de US$ 1,21 bilhão por dia equivalente a US$ 837,350 por minuto. Uma alta de 44,04% em relação ao mesmo período de 2020.

A gigante fundada por Jeff Bezos registrou esse resultado não somente graças ao aumento do e-commerce, mas também graças a investimentos em logística e desenvolvimento de nuvem, serviços de consultoria, entretenimento com Amazon web services (que no primeiro trimestre de 2021 viu o faturamento aumentar 32% para 13,5 bilhões) e graças também ao Amazon prime.

A Apple (AAPL34), por sua vez, faturou no primeiro trimestre de 2021 US$ um bilhão por dia equivalente a US$ 691.200 por minuto.

Uma queda de 1,9% em relação aos US$ 708.300 do mesmo período de 2020. Segundo os analistas, apesar da crescente diversificação das receitas da empresa fundada por Steve Jobs, que produz PCs, telefones celulares, iPads e até inteligência artificial, está sofrendo um certo atraso na entrada no mercado 5G.

A Alphabet, ao contrário, no primeiro trimestre de 2021 viu sua receita de varejo crescer 10,86%, passando de US$ 317.600 para US$ 351.850 faturados cada minuto.

Uma alta superada pela Microsoft (MSFT34), que com um salto de 24,32% atingiu um faturamento de US$ 321.840 por minuto.

O melhor resultado de todos, porém, com o novo boom de “amigos” e “seguidores” foi do Facebook (FBOK34) (graças também à subsidiária Instagram).

O gigante da mídia social aumentou suas receitas consideravelmente, passando de US$ 136.900 por minuto para cerca de US$ 200.000, com um salto de 44,9%.

Tesla ganha de todos

O aumento recorde no faturamento, no entanto, foi registrado pela Tesla (TSLA34), cuja receita por minuto passou de US$ 46.200 para US$ 80.170.

A produtora de carros elétricos se saiu bem à frente de seus concorrentes e se beneficiou da orientação mais ambientalista dos compradores, em parte como resultado da crise sanitária provocada pela covid.

Ainda “pequeno” em comparação com os grupos de mídia e entretenimento, o Netflix experimentou um boom, sem dúvida, graças à Covid, mas destinado a marcar uma virada no mundo do entretenimento.

A Netflix (NFLX34) nos primeiros três meses de 2021 viu a receita crescer 33% de US$ 44.500 por minuto para US$ 55.250, ainda mais em comparação com todo o ano de 2020, quando a receita cresceu 24%.

O boom do streaming levou até mesmo os principais concorrentes mais “tradicionais”, como a Disney, a diversificar dessa forma.

O que o mercado se pergunta agora é como será o resultado do segundo semestre de 2021. A Amazon vai manter o pódio ou será superada por alguma outra FAANG?

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno