Ibovespa abre com queda de 0,23%, na contramão do exterior

Na manhã desta sexta-feira (21), Ibovespa abre com uma leve queda, de 0,23%, ficando em 122.415 pontos, na contramão do maior otimismo visto nos mercados internacionais. O dia não soma uma agenda com muitos eventos importantes, mas traz os PMIs e a divulgação dos índices dos Estados Unidos.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home-1.png

Na direção oposta do Ibovespa, o premarket das bolsas americanas somam expectativas de alta, com Dow Jones (DJIA) em alta de 0,41%, S&P 500 subindo 0,50% e Nasdaq em alta de 0,36%. O movimento sinaliza uma recuperação dos mercados nos Estados Unidos, que ficaram no vermelho dos últimos dias. O dólar comercial está sendo negociado a R$ 5,280, variação positiva de 0,07%.

O mercado já digeriu a Ata do Fomc, fruto da reunião do Federal Reserve (Fed) em que os dirigentes decidiram retirar a palavra “considerável” ao se referir aos riscos à economia do país. O evento era o destaque da semana, mas não trouxe muitas novidades e não gerou movimentos bruscos nas bolsas, já que não apresentou mudanças drásticas no que diz respeito ao tema da inflação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na Europa, os mercados também reagem bem, com ganhos de 0,5% no Stoxx 600 – índice geral europeu, com 600 empresas de diferentes portes. A alta foi puxada pelo setor automobilístico.

Dentro do território europeu, a Inglaterra abre com alta de 0,07% na FTSE (Londres). As leituras do PMI reportaram o crescimento econômico mais forte registrado no mês de maio desde o começo da pesquisa, em 1998. O PMI composto da IHS Markit bateu os 62 pontos, ante um número de 60,7 no mês anterior.

Além dos PMIs, o Reino Unido publicou também a variação das vendas do varejo em abril, que avançaram 9,2%: o mercado previa uma alta de apenas 4,5%.

Mais cedo, houve a publicação dos PMIs da Alemanha, da União Europeia e do Reino Unido: a Alemanha superou o consenso apenas na leitura do setor de serviços. Já o bloco econômico viu todos os seus índices virem melhor do que o esperado.

Destaques domésticos do pregão

Nacionalmente, os destaques recaem sob Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3) e Usiminas (USIM5). A petroleira estatal deve ter um efeito positivo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de excluir o valor do ICMS da base de cálculo do PIS e do Cofins. As ações da Petrobras operam em alta de 0,77% no intradia.

Enquanto isso, após a aprovação da MP (Medida Provisória) de privatização, a Eletrobras vê alta de 0,17% em seus papéis no começo do pregão de hoje, após fechar a quinta (20) com queda de 2,45%. O texto aprovado pelo Congresso enfrentou algumas críticas de especialistas do mercado.

“É uma privatização esquisita”, “Sui generis”, pontuou Rodrigo Leite, professor de Finanças e Controle Gerencial do Coppead/UFRJ, em entrevista ao Suno Notícias. Aprovação se dá em meio a CPI da Covid, que mira o Governo Federal. Os Senadores, que analisarão a matéria posteriormente, ouviram ex-ministros como Ernesto Araújo e Eduardo Pazuello – relações exteriores e saúde, respectivamente – nesta semana.

Já a Usiminas anunciou a postergação da reforma do Alto-Forno número 3 (AF3) da Usina de Ipatinga por dez meses. A companhia justificou, por meio de fato relevante, que tomou essa decisão frente a continuidade da pandemia e seus efeitos. Os papéis operam em queda de 0,94%, ante um recuo de 1,80% registrados no pregão de quinta (20).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Além disso, o diretor-executivo (CEO) da 3R Petroleum (RRRP3) participa de evento do Instituto Brasileiro de Finanças (IBEF), às 11h15. Na B3, há o vencimento de opções às 13h.

O mercado de criptomoedas ainda apresenta volatilidade na tendência dos últimos dias. O Bitcoin (BTC) segue em recuperação, com alta de 2,49%, mas as demais criptomoedas enfrentam baixa: Ethereum (ETH) recua 2,81% e Litecoin (LTC) perde 2,79%.

Destaques do Ibovespa

As altas do Ibovespa, por volta das 10h45, eram:

Os destaque negativos ficavam por conta das seguintes empresas:

Bolsas mundiais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: +0,50%
  • Londres (FTSE 100): +0,07%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,52%
  • Paris (CAC 40): +0,78%
  • Milão (FTSE/MIB): +0,92%
  • Hong Kong (Hang Seng): +0,03% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,58% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,78% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, na quinta-feira (20), o Ibovespa avançou 0,05%, ficando em 122.700 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno