S&P 500 zera perdas na semana à espera de novos dados econômicos
O S&P 500 opera em alta no mercado futuro, apagando as perdas do início desta semana com a percepção de recuperação econômica deixando para trás as tensões elevadas pela chegada da inflação. O mercado norte-americano segue à espera de novas pistas sobre o desempenho da economia.
Por volta das 9h07 desta sexta-feira (21), o S&P 500 avançava 0,42%, para 4.170,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, subia 0,36%, a 13.535,50 pontos. Ontem, após abrir em leve queda, os índices estadunidenses inverteram para alta e recuperaram parte do território perdido com ponta das preocupações com inflação.
O sentimento mudou de mão após a divulgação de pedidos de auxílio-desemprego da última semana caírem mais do que o esperado pelo mercado. Com isso, o mercado volta a olhar com melhores olhos ativos de risco, incluindo ações de crescimento e criptomoedas, fazendo com que os preços se recuperassem das baixas da semana.
O Bitcoin opera em alta de aproximadamente 2% nas últimas 24 horas, se recuperando após o tombo no início da semana, puxado por Elon Musk e restrições na China. Mesmo com os desafios das últimas semanas, o mercado mostra a contínua tendência altista do mercado da criptomoeda.
Os dados preliminares com gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês), que devem ser divulgadas às 9h45 (horário de Brasília), podem mostrar que os setores de manufatura e serviços dos Estados Unidos registraram crescimento neste mês.
No mercado de commodities, o barril de petróleo Brent encerra uma sequência negativa de três pregões no vermelho. Entre a última segunda-feira (17) e a véspera, a matéria-prima recuou mais de 6%, a maior queda semanal desde março.
Enquanto isso, o ouro ainda paira sobre o nível mais alto em quatro meses, reafirmando sua proposta milenária de reserva de valor em momentos de pressão inflacionária. As Treasuries de 10 anos recuam 0,76 ponto percentual, para 1,622%.
“O viés do mercado nesta sexta é uma continuidade do observado na véspera, de que não estamos na iminência da retirada dos estímulos monetários por parte do Federal Reserve (Fed)“, disse o economista Roberto Padovani, do Banco BV. “Isso colabora para a busca por ativos de risco nos mercados, além do impulso de dados econômicos positivos na Europa.”
S&P 500 e as Bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h20:
- S&P 500 futuro: +0,40%
- Nasdaq futuro: +0,39%
- DAX 30 (Alemanha): +0,39%
- FTSE 100 (Inglaterra): -0,05%
- Euro Stoxx 50: +0,59%
- SSE Composite (Xangai): -0,58% (fechada)
- Nikkei 225 (Japão): +0,78% (fechada)
As bolsas mundiais abriram maio de forma positiva, mas devolvem parte dos ganhos com as recentes quedas. O S&P 500 e os mercados internacionais também observam o desdobramento dos novos estímulos monetários do presidente Joe Biden e o impactos da pandemia no mundo.