Após rodada de investimentos e aquisições, Smart Fit retoma IPO

A SmartFit anunciou na noite desta terça-feira (18) que os acionistas da companhia, em assembleia geral extraordinária, aprovaram a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO). Em 2018, a Smart Fit chegou a dar início a um processo estreia na B3 (B3SA3), mas acabou cancelando a oferta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Neste novo processo, ainda não foi definida a quantidade de papéis que será emitida pela SmartFit – o documento menciona apenas uma oferta pública primária, sem a venda de participações pelos sócios.

SmartFit fez rodada de investimentos e foi às compras

Desde a última tentativa de abrir capital, a SmartFit realizou uma série de movimentações e de aquisições. No fim de 2020, a companhia levantou R$ 680 milhões em uma rodada de investimentos, que contou com a participação da Canada Pensiopn Plan Investments (CPPI) e da Dynamos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Com os cofres cheios, adquiriu em março deste ano a rede Just Fit, com 27 unidades em São Paulo, em valor a ser definido, e anunciou a incorporação da rede mexicana SportsWorld, com mais de 57 unidades no país. A SmartFit já tem operações, além do Brasil e do México, na Colômbia, no Chile, no Peru e em outros países da região. São quase 940 unidades.

A SmartFit sofreu em 2020 por conta das restrições impostas por autoridades para conter o avanço da Covid-19, chegando a perder 200 mil alunos nos três primeiros meses da pandemia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

     

Companhia aposta na recuperação pós-pandemia

Em seus últimos balanços, porém, a companhia vem já demonstrando algumas melhoras: o Ebitda ficou positivo no primeiro trimestre de 2021, em R$ 21,3, revertendo a tendência de prejuízo operacional do fim de 2020.

A companhia, contudo, continua amargando queda na base de clientes. No final de março deste ano, a Smart Fit registrou 2,381 milhões de clientes ativos, número 15,6% na base anual e 8,1% menor em relação ao registrado no fim de 2020.

A SmartFit aposta na retomada após o fim do coronavírus. Em entrevista à Exame em abril, o fundador da rede, Edgar Corona, citou o exemplo da holandesa Basic Fit, que atingiu sua máxima histórica recentemente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno