Apps financeiros: Número de instalações aumenta 65% no Brasil em 2020, diz estudo

O número de instalações de aplicativos financeiros aumentou 65% no Brasil no ano passado e 260% nos últimos dois ano, conforme informou uma pesquisa realizada pela AppsFlyer sobre a performance dos apps de finanças no País e em todo o mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/14b3a067-relatorio-oi-2.0.png

De acordo com o estudo, bancos digitais e aplicativos de serviços financeiros são os mais procurados pelos brasileiros, ao passo que os apps de bancos tradicionais diminuíram sua parcela de crescimento em 2020.

A amostra do estudo foi de 4,7 bilhões de instalações de apps de finanças em todos os 2 mil aplicativos, entre o primeiro trimestre de 2019 e o de 2021, informou a AppsFlyer.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O estudo abrangeu aplicativos tanto de banco digitais, quanto de bancos tradicionais, assim como apps de pagamento e também de investimentos.

No ano passado, o Brasil foi o segundo país com mais instalações desses apps, atrás apenas da Índia, e sendo o maior mercado potencial da América Latina.

“O Brasil é promissor para aplicativos de finanças por uma série de fatores. O primeiro é a alta introdução dos smartphones como principal meio de acesso à internet, em seguida vem o fato de que a pandemia restringiu acesso às instituições financeiras, fazendo com que o as pessoas se acostumassem aos serviços digitais”, informou Daniel Simões, diretor regional da Appsflyer no Brasil. “Além disso, a publicidade de aplicativos cresceu em investimentos em todo o mundo”.

Além disso, os apps bancários no País geraram quase 60% dos novos usuários de apps financeiros do quarto trimestre de 2020 e do primeiro trimestre de 2021. Enquanto os bancos tradicionais perderam espaço dentre usuários desses aplicativos, com seu share de instalações diminuindo 24,2% em 2020 em comparação com 2019. Por sua vez, os bancos digitais aumentaram o seu share de instalações no mesmo período em 13,3%.

No entanto, a pesquisa informa ainda que os bancos tradicionais ainda conseguem fazer com que os clientes usem seus apps 30% mais vezes dentro do mesmo período de tempo quando comparados aos bancos digitais. Apps de investimentos, ainda considerados mais nichados, são responsáveis por 10% da aquisição de usuários na região da América Latina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno