Resumo da semana: leilão da Cedae, Via Varejo (VVAR3) muda de nome, resultado da WEG (WEGE3)

O resumo da semana dos último sete dias de abril foi negativo para o Ibovespa. O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) fechou a última semana do mês com uma perda de 1,36%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Entretanto, o mês foi positivo para o Ibovespa, que fechou abril com alta de 1,75%. Essa foi a segunda alta mensal consecutiva para o índice, que não foi afetada pelo resultado negativo do resumo da semana.

O Ibovespa fechou em alta na segunda-feira (26) de +0,05%, mas perdeu 1,00% na terça-feira (27), na quarta-feira (28) a alta foi de 1,39%, na quinta-feira (29) a queda foi de 0,82%, e na sexta-feira (30) a queda foi de 0,98%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por sua vez, a cotação do dólar caiu 1,18% na semana, mesmo se na sexta-feira fechou em alta de 1,79% aos R$ 5,43.

Resumo da semana: leilão da Cedae, Via Varejo e WEG

Na última sexta-feira, o consórcio liderado pela Aegea Saneamento, a qual tem como acionista a holding Itaúsa (ITSA4), garantiu os blocos 1 e 4 da concessão dos serviços de água esgoto no Estado do Rio de Janeiro, prestados pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) nesta sexta-feira (30). A Iguá Saneamento arrematou o Lote 2. O Bloco 3 não recebeu propostas.

O leilão da Cedae arrecadou R$ 22,69 bilhões em outorgas. O projeto da prevê investimentos de cerca de R$ 30 bilhões e terá um prazo de 35 anos.

Em etapa acalorada no viva voz, a Aegea ofereceu o maior lance pelo primeiro lote, R$ 8,2 bilhões, um ágio de 103,13% sobre o valor mínimo. A companhia bateu os proponentes:

  • consórcio Redentor, liderado pela Equatorial (EQTL3);
  • consórcio Iguá, liderado pela Iguá, também integrado pela Sabesp (SBSP3);
  • consórcio Rio Mais Saneamento, formado por BRK Ambiental e pela Águas do Brasil.

Depois de levar o bloco 1, a Aegea pulou fora do leilão para o segundo lote, o qual havia feito uma proposta. Este foi então disputado pelos outros três consórcios. O ativo ficou com o grupo de Iguá e Sabesp, que apresentou um lance de R$ 7,286 bilhões, com um ágio de 129,68%.

Para o bloco 4, a disputa voltou ao viva voz, com os consórcios Aegea e Redentor. O Rio Mais Saneamento realizou oferta, mas o valor ficou 20% abaixo do maior valor proposta, requisito para entrar no viva voz. No final, o grupo da Aegea levou ativo por um montante de R$ 7,203 bilhões, ou um ágio de 187,75%.

Resultado da Weg (WEGE3)

A segunda notícia do resumo da semana é o resultado da Weg (WEGE3), que lucrou R$ 764,2 milhões no primeiro trimestre de 2021, alta de 73,7% na comparação com os três primeiros meses de 2020, quando a companhia registrou um lucro de R$ 440 milhões. Ao confrontar o lucro líquido atual com o do último trimestre de 2020, quando esse valor foi de R$ 742,2 milhões, a alta é de 3%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/4f79c2ae-relatorio-wege3-2.0.png

A receita operacional líquida da empresa cresceu 36,7% na base anual e 3,8% na trimestral, chegando a R$ 5,07 bilhões. Segundo a Weg, seu bom desempenho se deu tanto por uma melhora no mercado interno, com a receita oriunda desse avançando 36,7% na base anual, quanto por causa do externo, que anotou crescimento de 35,2% na mesma base

Neste trimestre, 46% da receita foi proveniente do mercado interno e 54% do mercado externo – fatias que se mantêm estáveis no último ano. A participação do mercado externo neste indicador, segundo a Weg, entretanto, foi positivamente impactada pela valorização do dólar sobre o real.

Via Varejo (VVAR3) muda de nome

Conclui o resumo da semana o rebranding da Via Varejo.

Após mudar a marca Ponto Frio, na última segunda-feira a Via Varejo (VVAR3) também decidiu mudar sua marca e identidade e passará se chamar apenas Via.

Na semana passada, a Via Varejo anunciou que sua controlada PontoFrio mudará sua marca e passará a ser apenas Ponto. Com isso, a companhia altera um nome com quase 70 anos de história. A Via está posicionando suas marcas com o objetivo de apresentar inovação.

“O novo posicionamento da empresa reforça a estratégia da companhia de ser reconhecida como a melhor Via de compras todos o brasileiros, onde, quando e como eles quiserem. A Via que revoluciona, inclui e transforma, inspirada por pessoas e negócios”, informou o fato relevante da Via Varejo.

A nova assinatura da empresa é ‘Via — Imagine Caminhos’, que segundo o documento, demonstra que inovação é uma realidade da companhia. A nova marca tirou o varejo do nome, mudou suas cores e seu logo.

“Já estamos olhando para o futuro. A Via de hoje não é a mesma de ontem e também não será a Via de amanhã. Vamos buscar inovação o tempo todo. Esses movimentos pelos quais estamos passando na companhia reforçam todo esse comprometimento e trabalho”, disse o CEO da companhia, Roberto Fulcherberguer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno