Lojas Americanas (LAME4): Aquisição do Uni.co “é mais incremental do que transformacional”, diz Goldman
Na última terça-feira (20), após o fechamento do mercado, a Lojas Americanas (LAME4) informou que adquiriu 70% das ações do Grupo Uni.co, atuante em varejo especializado de franquias no Brasil e dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands. O valor da operação não foi divulgado.
Sobre essa operação da Lojas Americanas, os analistas do Goldman Sachs acreditam que seja “mais incremental, em vez de transformacional para operações e finanças”, citando o tamanho relativo.
Os analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Chandru Ravikumar, apontam que a operação é coerente com a estratégia declarada pela companhia, de focar na expansão de seu universo de varejo.
De acordo com o Goldman Sachs, o Grupo Uni.co permitirá à Lojas Americanas expandir sua rede de lojas de varejo, trazendo exposição para gestão de franqueados e distribuição no atacado para clientes multimarcas.
Além disso, a Lojas Americanas estaria mais exposta à segmentos com maior frequência de compra, como vestuário, acessórios e presentes, e também aumentaria sua exposição ao desenvolvimento de produtos e recursos de sourcing.
“Embora LAME já tenha acesso ao sortimento do grupo por meio de seus marketplaces B2W, trazer as marcas e atuação interna pode agregar mais força para a capacidade do LAME de desenvolver sua estratégia de marca própria“, destaca o relatório.
Por sua vez, a companhia explicou que “a aquisição poderá ampliar o sortimento em verticais estratégicas e de alta frequência (moda, acessórios, presentes e design), bem como aumentar o poder de desenvolvimento de produtos de marcas próprias, acelerando a expansão do supply chain nacional e internacional”.
O Goldman Sachs projeta um preço-alvo para a açõe da Lojas Americanas de R$ 31,00, o que representa um avanço de 35,7% para o papel.
Lojas Americanas compra dona das marcas Puket e Imaginarium
O anúncio sobre a compra do Grupo Uni.co foi feito pela Lojas Americanas na última terça-feira. Além de adquirir 70% das ações do grupo, a companhia explicou que o acordo também prevê a aquisição do restante das ações, de 30%, em 3 anos, em uma faixa de valor pré-definida e de acordo com a performance do plano de negócios.
“A pretendida aquisição está em linha com a já divulgada estratégia da Americanas de ser mais relevante no dia a dia dos clientes, oferecendo: Tudo. A toda Hora. Em qualquer lugar”.
A empresa também informa em documento que a aquisição do grupo é mais um movimento do Universo Americanas na expansão de sua plataforma de varejo especializado em franquias e marcas próprias.
A transação ainda depende de aprovação do Cade.
Cotação da LAME4
Por volta das 16h10 de hoje, a ação da Lojas Americanas (LAME4), operava em queda de 2,93%, valendo R$ 22,18.