Dólar tem queda com investidores acompanhando CPI da Covid e Orçamento 2021
O dólar tem queda na tarde desta terça-feira (13) com os investidores acompanhando a CPI da Covid e o Orçamento 2021.
Por volta das 15h30, o dólar tinha queda de 0,869%, negociado a R$ 5,68. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve confirmar hoje a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 pelo Senado.
A informação foi divulgada no site G1 na coluna de Valdo Cruz. De acordo com o jornalista, o STF deve confirmar a decisão de Barroso apesar das divergências sobre o funcionamento da CPI da Covid.
O pedido foi protocolado em janeiro, mas até então o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não havia instalado. Na semana passada, o ministro determinou que a Casa instalasse a CPI. O objetivo é fiscalizar e investigar ações do governo federal no enfrentamento do novo coronavírus.
Além da CPI, chama a atenção do mercado as propostas do ministro da Economia, Paulo Guedes, para o Orçamento 2021. O ministro da Economia sugeriu a possibilidade de envio ao Congresso de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que abrangeria os gastos extraordinários para o enfrentamento da pandemia.
O objetivo é garantir espaço no teto de gastos para as emendas que possivelmente serão vetadas na proposta de Orçamento aprovada pelo Congresso que está pendente da sanção presidencial. A discussão envolvendo o texto gira entorno da polêmica medida de cortar despesas obrigatórias, como benefícios previdenciários, para bancar emendas parlamentares.
“O foco do investidor brasileiro segue na política: por um lado, o Orçamento de 2021 e como será feita a sanção presidencial (com ou sem vetos); por outro, a leitura da instalação da CPI da Covid-19 no Senado. Com o prazo para a sanção presidencial do orçamento se aproximando (próximo dia 22), em particular, as preocupações em torno da questão fiscal devem ganhar corpo”, analisou a economista-chefe da Consulenza, Helena Veronese.
Última cotação do dólar
Na última sessão, segunda-feira (12), o dólar encerrou o pregão em alta de 0,84%, a R$ 5,72.