Brexit: emenda aprovada obriga May a renegociar acordos com UE
A noite desta terça (29) foi crucial para o futuro do Brexit em Westminster. Por 317 votos contra 301, os deputados britânicos aprovaram uma emenda que pede alterações no acordo negociado com a União Europeia (UE).
O texto obriga a primeira-ministra, Theresa May, a retornar à Bruxelas negociar o Brexit. Em especial, tratar da disposição de um “backstop” – um conjunto de medidas de emergência exigido pelos países da União Europeia, cujo objetivo é evitar a reposição de uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte caso o Reino Unido e o bloco econômico não fechem um acordo de parceria e cooperação econômica ou mesmo não encontrem alternativas melhores.
Saiba mais: Dólar e euro variam pouco com atenção do mercado no Brexit
O desejo de Theresa May era que o deputados votassem contra o backstop.
A emenda, apresentada pelo conservador Graham Brady (e conhecida como “emenda Brady”), não foi o único texto aprovado pelos deputados. A Câmara igualmente votou, por 318 votos a 310, uma emenda defendida conjuntamente por uma deputada conservadora e um trabalhista. A proposta afirma a oposição do Parlamento a um cenário de “não acordo”, isto é, a saída do Reino Unido da UE sem acordo. Seus autores consideram uma perspectiva temida pelo mercado.