IRB Brasil (IRBR3) reverte prejuízo e lucra R$ 17,9 milhões em janeiro
O IRB Brasil (IRBR3) apresentou, na noite da última segunda-feira (22), seu resultado do mês de janeiro de 2021. A companhia teve um lucro líquido de R$ 17,9 milhões no primeiro mês do ano, revertendo o prejuízo de R$ 132 milhões do mesmo período do ano passado.
O faturamento bruto (prêmio emitido) do IRB Brasil trouxe à tona a estratégia de focar em negócios e mercado que, de fato, agreguem valor à companhia. A receita atingiu R$ 813,6 milhões em janeiro, um avanço de 29,9% na comparação anualizada, sendo R$ 463,8 milhões no Brasil (+110,7%) e R$ 349,8 milhões no exterior (-13,9%).
Já o faturamento de competência (prêmio ganho) em janeiro ficou em R$ 410,9 milhões, um avanço de 20,9% em relação ao reportado em janeiro de 2020.
Segundo a companhia, o índice de sinistralidade, dado pela relação com as despesas de sinistros e o faturamento de competência do período, ficou em 70,6%. A despesa com sinistro atingiu R$ 290,1 milhões, em linha com a sinistralidade da empresa.
A divulgação mensal de resultados da resseguradora ocorre no âmbito das exigências do plano de contas definido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).
A empresa também salientou que, no mês de janeiro, “não foram observados one-offs que mereçam destaque”. Ou seja, não ocorreram situação não recorrentes passíveis de menção. “Os resultados dos negócios continuados e/ou descontinuados, somente serão reportados, trimestralmente, quando dapublicação das Informações Trimestrais.”
IRB Brasil já esperava por lucro em 2021
Após prometer ao mercado “um novo IRB” no quarto trimestre do ano passado, a companhia já passou a colher os frutos de sua reestruturação.
Em teleconferência de resultados em fevereiro, o CEO Antonio Cássio dos Santos disse que a empresa deve ter um 2021 similar a 2017 e 2018, períodos positivos e que foram anteriores às irregularidades identificadas nas contas da resseguradora.
De acordo com o executivo, o guidance do IRB Brasil para este ano deve ser apresentado no começo de abril. “A companhia já está se sentido segura para fazer as projeções, apresentá-las ao mercado e colocá-las em prática.”