Ibovespa recua 0,39%, com mercado atento à possível saída de Pazuello

O Ibovespa inicia a semana em queda, com o mercado atento às prováveis mudanças no Ministério da Saúde e à promulgação da PEC Emergencial. Também estão no radar dos investidores o avanço da pandemia no País e a política monetária do Brasil e dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Por volta das 10h50, nesta segunda-feira (15), o Ibovespa operava em queda de 0,39%, a 113.717,01 pontos. Os investidores acompanham a possível saída do general Eduardo Pazuello do cargo de ministro da Saúde diante do avanço da pandemia e alto número de óbitos pela covid-19 no Brasil.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os veículos de imprensa noticiaram que os principais nomes cotados para a substituição de Pazuello são a médica cardiologista Ludhmilla Hajjar e o deputado Luiz Antônio Teixeira.

Porém, no domingo (14), o ministro desmentiu a notícia e afirmou que não vai deixar o cargo. Em nota oficial, o Ministério da Saúde informou que Pazuello permanece à frente da pasta, “com sua gestão empenhada nas ações de enfrentamento da pandemia no Brasil”.

Ainda em destaques na política está a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial que abre espaço para a volta do auxílio emergencial. Está marcada para hoje, às 10h, a sessão do Congresso que vai promulgar a proposta. O texto autoriza recursos no limite de R$ 44 bilhões fora do teto de gastos.

Por sua vez, entre os indicadores, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado prévia do PIB da autoridade monetária, teve alta de 1,04% em janeiro de 2021 na comparação com dezembro, segundo dados do BC divulgados hoje. Já na comparação com janeiro de 2020, houve queda de 0,46%.

A expectativa dos economistas, segundo projeção mediana em pesquisa Bloomberg, era de uma alta de 0,5% na comparação com dezembro, após alta de 0,64% na medição anterior. Já a expectativa da Refinitiv era de alta de 0,4% frente dezembro.

No âmbito monetário, os especialistas apontam para aumento na taxa básica de juros (Selic) em meio a aceleração da inflação. O Comitê de Política Monetária (Copom) deve se reunir entre os dias 16 e 17 desta semana. Os especialistas apostam em uma alta de 0,5%, ou seja de 2% ao ano para 2,5%.

Já no exterior, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) se encontra entre terça-feira (16) e quarta-feira (17). Após as reuniões, o banco divulgará sua decisão a respeito das taxas de juros e a perspectiva para o futuro.

Destaques do Ibovespa

Confira as maiores altas e maiores baixas as empresas que fazem parte do Ibovespa, por volta das 10h45:

 

Mercados globais

Veja o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

Última cotação do Ibovespa

No último pregão, sexta-feira (12), o Ibovespa encerrou em queda de 0,72%, a 114.160,40 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/1420x240-Banner-Home-1.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno