Petrobras (PETR4) recebe da União mais duas indicações para conselho
A Petrobras (PETR4) comunicou ao mercado que recebeu ofícios do Ministério de Minas e Energia e do Ministério da Economia com duas indicações para a próxima Assembleia Geral (AGE), para exercerem a função de membros do Conselho de Administração da companhia.
Na semana passada, haviam sido seis indicados pela União, portanto, segundo o fato relevante da Petrobras, estão completas todas as indicações de membros do Conselho de Administração pelo Governo. As indicações aconteceram após quatro membros antigos terem pedido para deixar seus cargos depois da interferência do Governo Federal na presidência da estatal, que resultou na saída de Roberto Castello Branco.
Os dois nomes indicados foram:
- Cynthia Santana Silveira
- Ana Silvia Corso Matte
Na semana passada, Eduardo Bacellar Leal Ferreira foi indicado novamente ao cargo de presidente de conselho da Petrobras. Joaquim Silve e Luna, indicado ao cargo de diretor-executivo da companhia, passa também a compor a mesa, junto com Ruy Flaks Schneider, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim e Sonia Villalobos. Esta última foi a indicação que cabe ao ministério liderado por Paulo Guedes.
Conheça os nomes indicados ao conselho da Petrobras
A união sugeriu a recondução de Eduardo Bacellar Leal Fereira, almirante de Esquadra da Reserva, ao cargo de presidente do conselho da Petrobras. Ele está a frente da mesa desde janeiro de 2019, por indicação do presidente Jair Bolsonaro.
Joaquim Silva e Luna, que assumirá a presidência da estatal, é general do Exército da reserva, e Ruy Schneirder, oficial da reserva da Marinha, terminam de compor a ala militar.
Marcio Andrade Weber é engenheiro civil especializado em engenharia de petróleo, trabalhou na companhia por 16 anos e foi para a área de construção de estaleiros nacionais.
Murilo Marroquim é geólogo e trabalha na indústria de petróleo há quase cinquenta anos, tendo passagem em empresas como Brasoil, IBM, Ipiranga, Ocean Energy e também na Agência Nacional do Petróleo.
Sonia Villalobos, administradora pública. Tem mais de 30 anos de experiência no mercado acionário e foi a primeira pessoa sul-americana a receber a credencial CFA. Tem passagem em empresas como Banco Iochpe, Larrain Vial, Lanin Partners e é professora do Insper.
Cynthia Silveira é engenheira elétrica. Foi diretora de gás e eletricidade da Petrobras. Também atuou como diretora executiva da BBPP Holding. Já a Ana Matte é advogada e tem experiências em conselheira de administração de empresas como Cemig (CMIG4), Renova Energia e na startup Superjobs.