Via Varejo (VVAR3) traz resultados sólidos no 4T20, mas não empolga analistas
Após a Via Varejo (VVAR3) divulgar nesta terça-feira (3) seus resultados do quarto trimestre de 2020, analistas comentaram o desempenho da companhia. Tanto para XP quanto para o Goldman Sachs, a varejista trouxe um resultado sólido, mas, apesar disso, os analistas mantiveram as recomendações, respectivamente, em neutra e em venda.
A XP definiu o preço em R$ 20 para os próximos 12 meses e o Goldman Sachs em R$ 14,30. Às 11h45, as ações ordinárias recuavam 4%, negociadas a R$ 11,54.
Para a corretora brasileira, apesar do bom balanço, é necessário “esperar pelos resultados das demais companhias do setor para ter um melhor entendimento sobre a performance relativa da Via Varejo”.
O destaque positivo, para as duas casas, foi o crescimento de três dígitos do online na base anual, que, apesar de ter desacelerado, avançou 106%, sendo o saldo positivo dividido em 112% para vendas do estoque próprio e 84% para o market place. Nesta plataforma, a XP pontua para a forte adição de comerciantes parceiros, saltando de 10 mil lojistas ativos no fim de 2020 para 15 mil em fevereiro.
O ganho de participação de mercado online, para a XP, também chamou a atenção, com a empresa avançando 6,4 pontos percentuais de acordo com a GfK e 4 pontos percentuais de acordo com o Compre&Confie.
As duas casas apontam ainda o crescimento sólido dos serviços financeiros da Via Varejo, com o banQi, banco digital da companhia, chegando a dois milhões de clientes com baixo custo de aquisição e ainda vendo o volume de pagamentos transacionados avançar 147% no trimestre.
O Goldman Sachs chamou atenção para a melhora da inadimplência da carteira de crédito da Via Varejo, que foi de 6,3% em dezembro de 2019 para 4,9% em 2020, mesmo com a crise causada pelo coronavírus.
Queda das margens da Via Varejo foram apontadas pelos analistas
O fato de as vendas brutas avançarem 6% no ano e o crescimento de vendas mesmas lojas, 6,1%, foram vistos como positivos pelo banco americano. Para o Goldman Sachs, o acréscimo nas vendas mesmas lojas sinaliza que o esforço da Via Varejo em otimizar seu portfólio está trazendo resultados.
A XP, entretanto, pontuou que houve desaceleração do alargamento das vendas na comparação com o terceiro trimestre.
As duas casas voltam a convergir quanto à questão da margem bruta operacional, que caiu 1,1 ponto percentual na base anual por conta da mudança para o online. Apesar de controle de despesas da Via Varejo ter conseguido diminuir o impacto na margem Ebitda para apenas 0,5 pontos percentuais, houve uma menor lucratividade.