GameStop: Robinhood afrouxa ainda mais restrições para negociação
A corretora norte-americana Robinhood afrouxou ainda mais, nesta terça-feira (2), as restrições para a negociação de papéis da GameStop (NYSE: GME), mas mesmo assim a ação da empresa de videogames continua sendo a que está sujeita a mais restrições.
Os usuários da Robinhood agora podem comprar até 100 ações e 100 contratos de opções da GameStop. Com a regra anterior, era possível comprar apenas 20.
Além disso, a corretora removeu Koss, Genius Brands International e BlackBerry da lista de papéis que enfrentavam as limitações de negociação. Nesse sentido a lista passou de oito para cinco.
Vale destacar que ontem (2) a ação da GameStop teve negociações interrompidas no início da tarde em Nova Iorque, em meio à volatilidade do papel. Contudo, logo voltou a ser negociada.
O papel da companhia de videogames está passando por dias de grandes movimentações, após ser alvo de uma aposta de queda de um fundo de hedge, à qual investidores pessoas físicas usuários da plataforma Reddit se contrapuseram.
Robinhood levanta US$ 1 bi para enfrentar especulação após GameStop
A corretora Robinhood levantou mais de US$ 1 bilhão para fazer frente ao aumento da demanda de trading em ações, após o caso da GameStop Corp., cujas ações saltaram nas últimas semanas, acumulando ganhos de 1.600% em janeiro.
Em meio ao ataque de investidores do varejo sobre os hedge funds vendidos em GameStop, a Robinhood e outras corretoras receberam um aumento expressivo no volume de negociações em torno de um pequeno número de ações. Com isso, as câmaras de compensação que processam e liquidam os negócios acabaram cobrando mais pelo serviço.
Operadores de varejo do chamado dumb money (“dinheiro burro”, na expressão em inglês, em referência à falta de experiência deles) membros da rede social Reddit, organizaram uma onda de compra dos papéis da GameStop, com objetivo de prejudicar o fundo de hedge Melvin, que tinha um volume alto de posições vendidas na companhia, o que obrigou a Securities and Exchange Commission (SEC) a monitorar o caso.
A Robinhood decidiu limitar a negociação de ações de empresas como a GameStop e a AMC Entertainment Holdings, por exemplo, na última quinta-feira (28), e reforçar as finanças da empresa, o que provocou uma indignação nos pequenos investidores e alimentando a ira do Congresso norte-americano, que criticou a decisão. A plataforma, então, voltou na decisão “afrouxando” as restrições na última sexta-feira (29).
Com informações do Estadão Conteúdo.