Bolsas mundiais sobem antes dos balanços de big techs; Nasdaq avança 1%
As bolsas mundiais operam no azul na manhã desta terça-feira (2), aguardando o resultado do quarto trimestre de 2020 das big techs. Amazon e Google, por meio da Alphabet, divulgarão seus números após o fechamento do mercado.
Por volta das 7h55, o S&P 500 subia 0,80%, indo a 3.734,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,93%, para 13.031,75 pontos, mesma tendência dos mercados europeus. Ontem, as bolsas mundiais viram os índices norte-americanos registrarem a maior alta desde novembro, após um tumultuado janeiro.
Vale lembrar que as ações de tecnologia foram as grandes impulsionadoras dos mercados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com aspectos ligados à “digitalização da economia”, companhias ligadas a esse ramo tiveram um melhor desempenho em comparação às demais empresas da “economia real”, tanto nas ações como nos lucros. Agora, o mercado aguarda para ver se o movimento é sustentável.
Os investidores também ficarão de olho nos ativos “escolhidos” pela r/WallStreetBets, a comunidade do Reddit que vem agitando Nova York. Hoje, o mercado futuro da prata cai após uma forte alta na última segunda. Os papéis de GameStop, AMC e BlackBerry também recuam no pre-market.
Em relatório, o JP Morgan disse entender que a ascensão de investidores fomentados por comunidades do Reddit não deve causar estragos nos mercados. Segundo a maior instituição financeira norte-americana, grandes perdas geralmente acontecem quando há uma pior perspectiva de crescimento, assim como sinais de sobrevalorização dos ativos, e ela não vê exageros mundo a fora.
Os mercados também devem observar os desdobramentos sobre a proposta de um novo pacote de estímulos fiscais nos Estados Unidos. Ontem, o Partido Republicano apresentou um plano de US$ 618 bilhões, três vezes menor do proposto pelo presidente Joe Biden, de US$ 1,9 trilhão. O mandatário teve um encontro com os oposicionistas sobre o tema.
Um sinal positivo para os investidores é o avanço do programa de vacinação nacional norte-americano. Ontem marcou o primeiro dia em que mais cidadãos receberam uma dose da vacina do que o número de contaminados pelo vírus em 24 horas. Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel prometeu oferecer a vacina a todos os alemães até o final de setembro.
Ainda na Europa, vale ressaltar que a economia da zona do euro recuou 6,8% em 2020 frente ao ano anterior, em função da pandemia, segundo dados divulgados nesta manhã. Na comparação com o terceiro trimestre, a queda foi de 0,7%.
Desempenho das bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h10:
- S&P 500 futuro: +0,94%
- Nasdaq futuro: +0,90%
- DAX 30: +1,34%
- FTSE 100: +0,66%
- Euro Stoxx 50: +1,58%
- SSE Composite: +0,81%
- Nikkei 225: +0,97%
As bolsas mundiais iniciam fevereiro de forma mais otimista do que encerraram o mês anterior. A espera pelo novo projeto de estímulos fiscais do presidente norte-americano Joe Biden, anima os investidores, que digerem os balanços de resultados do quarto trimestre.