PIB dos EUA deve voltar aos níveis pré-pandemia este ano
O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) revisou suas projeções e informou nesta segunda-feira (1) que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA deve voltar aos níveis pré-pandemia ainda este ano.
Além de revisar suas projeções para o PIB dos EUA, o CBO atualizou suas previsões sobre a recuperação do emprego no País, apontando que a quantidade de empregos deve retornar ao seu nível anterior à pandemia de coronavírus (Covid-19) em 2024.
“Nas projeções do CBO, o índice de desemprego diminui gradualmente até 2026, e o número de pessoas empregadas volta ao seu nível anterior à pandemia em 2024”, salienta o escritório, mas destaca que a força de trabalho deve se recuperar mais cedo, em 2022.
Em relação à economia do País, o CBO afirma que será “mais forte que o estimado em julho de 2020, em grande parte porque a recessão não foi tão severa como se esperava e porque a primeira etapa da recuperação aconteceu antes e foi mais forte que o esperado”.
A previsão atualizada do escritório leva em consideração o andamento da vacina de coronavírus. Além disso considera que ” a expansão econômica iniciada em meados de 2020 continuará”.
Projeções para taxa de desemprego
O CBO espera que neste ano a taxa de desemprego fique em 5,7%, ao passo que em 2022 deve chegar a 5%. Para 2023 e 2024, o escritório prevê o indicador em 4,7% e 4,2%, respectivamente.
Em relação ao PIB, as expectativas são para um avanço de 4,6% em 2021, seguido de uma alta de 2,9% em 2022. Em 2023 e 2024, o Produto Interno Bruto dos Estados Unidos deve avançar 2,2% e 2,3%, em média, de acordo com as projeções atualizadas.
PIB dos EUA cresce 4% no 4T20
O PIB dos Estados Unidos cresceu 4% no quarto trimestre do ano passado, na comparação anualizada. A estimativa foi divulgada na última quinta-feira (28) pelo Departamento do Comércio.
O PIB do período entre outubro e dezembro, porém, ficou abaixo da estimativa dos analistas ouvidos pela Bloomberg, que era de 4,2%. Na comparação anual, a economia norte-americana em 2020 foi contraída em 3,5% em comparação ao ano anterior.
Essa foi a primeira queda do PIB dos EUA desde a crise do subprime, e a maior desde 1946, no pós-Segunda Guerra Mundial. O resultado foi fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus desde março do ano passado, com o fechamento do comércio e limitações à circulação de pessoas.