Via Varejo (VVAR3) é processada por BIG por similaridade no logotipo da Casas Bahia

A Via Varejo (VVAR3) está sendo processada pelo Grupo BIG (ex-Walmart Brasil), que a acusa por concorrência desleal. A disputa, que corre na 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de Baruei, se refere ao logotipo das duas empresas.

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Após a mudança realizada pela Via Varejo na estrutura da Casas Bahia, em meados do ano passado, o logotipo da varejista mudou. Agora, o logotipo da empresa dá destaque à letra “B”. Para o BIG, o novo desenho da marca possui traços semelhantes ao “B” de BIG, o que poderia confundir os clientes na hora da compra, induzindo ao erro, segundo o processo. Veja abaixo imagem comparativa enviada pelo Grupo BIG:

Letra B do logo do Hipermercado Big e o logo da Casas Bahia
Letra B do logo do Hipermercado BIG e o logo da Casas Bahia

Segundo a Via Varejo, os logotipos não são similares e para os clientes existe a clareza de que o desenho da Casas Bahia faz preferência à sigla “CB”, não fazendo qualquer alusão à palavra “BIG”. Para a varejista, as diferenças nos logos permitem que o consumidor identifique corretamente os grupos.

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A ação judicial do BIG destaca a competição entre as gigantes. A Via Varejo, por sua vez, diz que sequer concorre com o Grupo nos mesmos segmentos de atuação.

Com R$ 21 bilhões em receita líquida anual e 390 lojas, o BIG opera em hipermercados e supermercados, além das vendas no marketplace, assim como a Via Varejo, com R$ 26 bilhões em vendas líquidas em 2019 e aproximadamente 1.000 unidades físicas.

A controladora da Casas Bahia, contudo, tem a maior parte de sua receita oriunda da venda de eletrônicos e móveis, enquanto o BIG o faz com produtos não duráveis.

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De acordo com Andréa Palma, juíza do caso, “é preciso que seja avaliada a semelhança entre as marcas, e se eventual confusão poderia levar o consumidor ao erro”. Ela diz que haverá uma perícia especializada para a “solução da controvérsia”, a qual ainda não foi concluída.

Via Varejo reformula desenho da Casas Bahia

Em julho do ano passado, a Via Varejo reformulou a cara da Casas Bahia, que permaneceu correndo atrás do Magazine Luiza (MGLU3) por anos a fio, com o objetivo de perseguir um novo público: a alta renda.

Quando anunciadas as mudanças, a Via Varejo reforçou que a Casas Bahia tem a característica de um aspecto democrático, com a capacidade de atender diversos públicos. Assim, a varejista procura mostrar-se como uma boa opção para o público de alta renda, e não apenas para quem compra eletrodomésticos em longas prestações.

Pouco depois, em outubro de 2020, a empresa anunciou que também reformulou seu mascote, o Baianinho. O personagem que representa a Casas Bahia passou a se chamar “CB”. O personagem, que foi criado em 1960, agora possui um comportamento mais jovial e é o porta-voz da empresa nas redes sociais.

O logotipo da empresa, confirmado ao público na época, foi o que motivou o entrave com o Grupo BIG. O processo foi protocolado dois meses antes da Via Varejo anunciar a nova cara do mascote, pois já havia alterado sua comunicação corporativa no meio do ano.

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Jader Lazarini

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