Donald Trump diz acreditar que vai chegar a um acordo com a China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda (14) que crê poder chegar a um acordo com a China. Com isso, finalizar a disputa de tarifas entre as duas maiores economias do mundo.
Donald Trump fez a declaração a jornalistas na Casa Branca. Ele prometeu elevar os impostos em 200 bilhões de dólares em importações vindas da China em 2 de março caso Pequim não resolva alguns impasses. Entre eles, a questão sobre roubo de propriedade intelectual, transferências forçadas de tecnologia e outras barreiras não tarifárias.
O governo americano suspendeu temporariamente esse aumento de US$ 200 bilhões em produtos chineses. A elevação estava prevista anteriormente para 1º de janeiro.
“Estamos indo bem com a China”, disse o presidente, em sua residência oficial. “Acho que seremos capazes de fazer um acordo com a China. A China quer negociar”.
Saiba mais: Trump chama Jeff Bezos de ‘Bozo’ em meio a divórcio do empresário
Estados Unidos e China tiveram conversas na semana passada em Pequim. Segundo Steven Mnuchin, secretário do Tesouro americano, o principal negociador da China, o vice-primeiro-ministro Liu He, pode visitar Washington no fim de janeiro.
Os planos eram que Trump e Liu He se encontrassem em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial. O republicano, entretanto, desistiu de ir à Suíça por conta da paralisação de parte da administração pública de seu país.