IMC (MEAL3) é notificada pela KFC por descumprir contrato; ação cai 7%
A International Meal Company (MEAL3), ou IMC, uma das maiores companhias do setor alimentício da America Latina, informou ao mercado que foi notificada pela rede norte-americana KFC por descumprimento de contrato.
Segundo o fato relevante, a IMC, que é responsável pelas franqueadas da KFC no Brasil, não conseguiu alcançar um acordo com a rede norte-americana, havendo divergências quanto à aplicação de penalidades e à revisão de prazos e metas para abertura de lojas.
Nesse contexto, a companhia recebeu hoje uma notificação de denúncia do referido contrato pela KFC, com efeitos imediatos. A IMC apresentou no foro da capital de São Paulo um pedido de liminar para manter o contrato em vigor até que as divergências entre as partes fossem resolvidas, no entanto, o pedido foi negado.
Diante disso, a empresa afirmou que está analisando medidas a serem adotadas, que podem incluir o requerimento de procedimento arbitral em fase da KFC, “a fim de preservar os seus direitos e alcançar uma solução para a controvérsia visando ao melhor interesse da companhia”.
A IMC informou que tem mantido tratativas visando à revisão de determinados termos dos contratos de master franquia firmados com Pizza Hut e com a KFC. As negociações são em relação às “metas e aos prazos de abertura de lojas ali previsto, que foram severamente afetados pelo cenário de pandemia”.
A companhia chegou a um acordo com a Pizza Hut, que contempla dentre outras coisas, a extensão dos prazos do plano de abertura de lojas, reequilibrando os termos do acordo original, que lhe assegura o direito de ser master fraqueada exclusiva da rede Pizza Hut no Brasil.
Ações da IMC despencam 7,5%
Após a notícia, por volta das 11h50, as ações da IMC despencavam a 7,50%, negociadas a R$ 3,70. Por sua vez, o Ibovespa apresentava queda de 0,69%, a 120.400,43 pontos.
Além da repercussão do mercado da notificação enviada pela KFC, a empresa também informou hoje que o Itaú Unibanco (ITUB4) reduziu sua participação acionária na companhia.
A soma das ações detidas pelos fundos de investimentos sob gestão do banco atingiu 2,812% das ações ordinárias, totalizando oito milhões de papéis emitidos pela IMC.