Bolsas mundiais sobem com expectativa por pacote de estímulos trilionário
As bolsas mundiais operam majoritariamente em alta nesta quinta-feira (14). Na Europa, a onda é de otimismo com a expectativa por um novo pacote de estímulos trilionário por parte do governo norte-americano. A Ásia, por sua vez, encerrou os negócios sem direção única.
Por volta das 8h, o S&P 500 futuro subia levemente a 0,13%, para 3.808,62 pontos. Por outro lado, a Nasdaq, repleta de empresas de tecnologia (que temem ofensivas regulatórias de Biden), cai 0,19%, para 12.946,62 pontos. As bolsas mundiais ficam no aguardo pelo anúncio de Joe Biden.
Segundo a CNN, o presidente eleito nos Estados Unidos poderá detalhar, na noite desta quinta-feira, sua proposta de cerca de US$ 2 trilhões em alívios fiscais. Vale lembrar que no ano passado, enquanto o governo estadunidense liberava quase US$ 4 trilhões para fomentar a economia em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os mercados se recuperaram de forma muito mais rápida do que a atividade nos países.
Ainda no front exterior, chama atenção dos investidores o impeachment do presidente Donald Trump na Câmara dos Represenantes. A aprovação na Casa já era esperada, uma vez que a Câmara é dominada pelos congressistas democratas. Trump é o primeiro presidente estadunidense a sofrer impeachment duas vezes.
O processo agora passará pelo Senado, que tem a maioria republicana. Para que o mandatário seja afastado do cargo, no entanto, é necessário que dois terços da Casa aprovem o impeachment. Na primeira vez, no fim de 2019, o Senado manteve-se ao lado de Trump.
Trump é acusado de incitar a violência durante a invasão de manifestantes pró-presidente ao Capitólio, na última semana. Cinco pessoas morreram e mais de 50 foram detidas. A transferência de poder entre os presidentes será oficialmente realizada na próxima quarta-feira (20).
O mercado também peramence de olho no avanço do coronavírus no mundo. Ontem, foram relatados 752,97 mil novos casos em termos globais, sendo 232,94 mil somente nos Estados Unidos. A principal economia da Europa, a Alemanha, permanece em lockdown até o fim de janeiro. Nesta manhã, o país revelou que seu Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 teve uma variação anual de -5%.
Desempenho das bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h20:
- S&P 500 futuro: +0,10%
- Nasdaq futuro: -0,20%
- DAX 30: +0,25%
- FTSE 100: +0,69%
- Euro Stoxx 50: +0,35%
- SSE Composite: -0,91%
- Nikkei 225: +0,85%
As bolsas mundiais e os mercados futuros, que tem registrado máximas históricas, voltam a demonstrar certa cautela, mesmo com o avanço de vacinas. A espera por um imunizante sustenta a esperança dos investidores, que projetam a volta da normalidade na atividade econômica em todo o mundo.