Ford é notificada pelo Procon-SP após anuncio de saída
Após anunciar que fecharia suas três fábricas no Brasil, a Ford (NYSE: F) foi notificada pelo Procon-SP nesta quarta-feira (13). O órgão de defesa do consumidor pediu explicações sobre como a montadora garantirá que os direitos dos consumidores sejam cumpridos, após o encerramento da produção no Brasil.
Nesse sentido, o Procon pediu que a Ford informe como os consumidores, com veículos dentro do prazo de garantia, seriam atendidos, por quanto tempo e como as peças de reposição para veículos que não estão mais no prazo de garantia serão disponibilizadas.
Além disso, o órgão de defesa do consumidor também pediu para a companhia esclarecer se o fechamento das fábricas no País deve impactar o prazo de entrega dos veículos que foram comprados recentemente.
Em seu comunicado, o Procon ainda destacou que “A montadora deverá explicar se haverá algum ônus para os compradores de veículos novos que, em função do anúncio de encerramento, desistirem da compra e também se haverá alteração na política de preços ou condições de compra para veículos comercializados recentemente e ainda não entregues”.
A Ford também deve informar quais canais de atendimento serão oferecidos aos consumidores.
A montadora de automóveis tem o prazo de 48 horas para responder ao Procon.
Ford anuncia fechamento de todas suas fábricas no Brasil
A Ford anunciou na última segunda-feira (11) que fechará as suas três fábricas no Brasil em meio a uma reestruturação de seus negócios na América do Sul.
A companhia diz que irá continuar operando no país com negócios de não-manufatura, incluindo seu escritório de desenvolvimento de produtos, na Bahia, sua sede regional e seu campo de provas, esses dois em São Paulo. A produção de veículos da Ford no continente, entretanto, ficará apenas na Argentina e no Uruguai.
As fábricas de Camaçari, na Bahia, que produz o Ford Ka e o EcoSport, e de Taubaté, em São Paulo, onde são produzidos motores, serão fechadas imediatamente. No último trimestre de 2021 será a vez da fábrica em Horizonte, no Ceará, na qual são produzidos a veículos da Troller.