GM planeja destronar Tesla para se tornar #1 em veículos elétricos nos EUA
Em novembro do ano passado, a General Motors anunciou que iria pisar no acelerador para arrematar um pedaço maior do mercado de veículos elétricos. O recado foi claro: segundo a CEO Mary Barra, a GM estava se comprometendo a lutar pelo mercado de carros elétricos até se tornar a número um na América do Norte. E adivinha quem detém o almejado posto.
O alvo da montadora sediada em Detroit é a fabricante que observou suas ações se valorizaram, pregão a pregão, 700% no acumulado de 2020; que tornou Elon Musk o segundo homem mais rico do mundo, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index; e dominou o mercado norte-americano de veículos elétricos em 2019, com 58% de participação, segundo o Financial Times. A GM tem um dardo na mão mirando uma foto da Tesla.
E que dardo. Ainda segundo informações do FT, a General Motors planeja lançar 30 novos modelos de veículos totalmente elétricos até 2025, enquanto aumenta os investimentos nos mesmos automóveis em mais de três a meta estimada no início de 2020.
Conforme o jornal, a CEO da montadora informou que aumentaria as aplicações no desenvolvimentos de veículos elétricos para US$ 27 bilhões e espera atingir uma marca de um milhão de automóveis elétricos vendidos até 2025.
A centenária versus a startup
Luke Gear, analista sênior de tecnologia da IDTechEx, afirmou o Financial Times que o jogo da GM é se colocar frente a frente com a Tesla forçando uma comparação. Comprar os produtos de uma companhia consolidada com mais de cem anos de atuação ou de uma startup de 15 anos de existência?
Apesar disso, quando falamos do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos, a Tesla ainda é amplamente dominante. De acordo com o jornal, em 2019, o Modelo 3 da Tesla foi o mais vendido no país. A montadora californiana vendeu quase 155 mil carros.
Além disso, até o momento, a empresa de Elon Musk ainda é melhor em fabricar baterias mais baratas do que os concorrentes, o que a coloca em uma posição de dianteira em relação à General Motors. Vantagem ampliada também pela maior experiência e início das operações com veículos elétricos antes de sua concorrente.
Se o futuro dos automóveis elétricos será da GM ou da Tesla ainda não há certeza. Mas especialistas da indústria já concordam que, em algum momento, o futuro será veículos elétricos.