Ações do Airbnb mais que dobram em sua estreia na Nasdaq
Após a estreia positiva da startup de delivery DoorDash (NYSE: DASH) no mercado público norte-americano, mais uma ação tem uma ascensão meteórica nos Estados Unidos, a do Airbnb (NASDAQ: ABNB).
Segundo o The Wall Street Journal, os papéis da plataforma de hospedagem começaram a ser negociadas na bolsa eletrônica americana nesta quinta-feira (10). E que estreia. As ações do Airbnb abriram o pregão no dobro do preço de sua oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), precificada a US$ 68, já acima da faixa prevista, que ia de US$ 56 a US$ 60 por ação.
Os ativos iniciaram a sessão sendo negociados a US$ 146, patamar que avalia a empresa em US$ 101,6 bilhões (mais de R$ 512 bilhões). Para se ter ideia, o preço do IPO do Airbnb avaliava a companhia em cerca de US$ 47 bilhões.
A disparada retrata a tomada de gosto observada nas bolsas americanas por empresas recém listadas e a capacidade da companhia de compartilhamento de imóveis de se levantar após um forte causado pela pandemia de covid-19 neste ano.
Por volta das 16h40, no horário de Brasília, as ações do Airbnb subiam 110,02%, cotadas a US$ 143,22.
Airbnb se recupera de tropeço
O IPO do Airbnb já era esperado para 2020. A operação da companhia que possui escala mundial era uma das mais esperadas do ano. Porém, a empresa não contava com uma pandemia pela frente.
O Airbnb foi atingindo em cheio pelo novo coronavírus, que forçou as autoridades, negócios e praticamente todo o mundo a se fechar em isolamento social. A crise revirou todas as perspectivas de viagens, levando a um declínio crítico da receita da empresa, assim como outras, incluindo companhias aéreas, cadeias de hotéis e operadoras de cruzeiros.
E, enquanto o globo esperava por uma resolução, o Airbnb não poderia se dar a chance de parar. A companhia realizou uma empréstimo de US$ 2 bilhões para reforçar o caixa e anunciou que cortaria 1.900 empregos, isto é, um quarto de sua equipe. A empresa também cortou grandes despesas, como marketing, e interrompeu investimentos em operações não essenciais.
De acordo com o britânico Financial Times, as iniciativas ajudaram no resultado do Airbnb. O impacto da pandemia sobre o Airbnb acabou sendo menos severo do que sobre seus concorrentes.
Em setembro, o Airbnb registrava mais de 7 milhões de listagens ativas de residências e experiências, como atividades guiadas, em mais de 220 locais em todo o mundo, segundo informações do prospecto de IPO.