Amazon diz que período de compras este ano foi o maior de sua história

A Amazon anunciou ao mercado que o período de compras natalinas deste ano foi o maior de sua história. De acordo com a varejista online, isso aconteceu devido ao contexto atual de pandemia do novo coronavírus (covid-19) que fez com que as pessoas comprassem seus presentes online.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Segundo a Amazon, os clientes iniciam as compras de presentes cedo aproveitando a temporada de promoções como a Black Friday e Cyber Monday. A empresa não divulgou os dados desses dois dias que são considerados os mais movimentados no período de compras, no entanto, informou as compras populares. No topo da lista está o livro de Barack Obama “A Promised Land” e a escova secadora. As tendências das compras apontaram para autocuidado e conforto.

“Em uma temporada de férias diferente de qualquer outra, é claro que os clientes ainda querem grandes ofertas de presentes para seus entes queridos ou algo extra para si mesmos, e estamos contentes em ajudar a oferecer sorrisos durante a temporada “, disse CEO da Amazon Worlwide Consumer, Jeff Wilke, em um comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A empresa de Jeff Bezzos foi criticada em promover seus próprios produtos acima dos varejistas independentes. Mas a companhia salientou que este último teve um “recorde de demanda” em sua plataforma este ano.

As compras online impactaram negativamente as lojas físicas, uma vez que, o trafego de pedestres nas lojas na Black Friday caiu 52% em comparação com o ano passado, de acordo com dados da Sensormatic Solutins. Portanto, a Amazon se beneficiou com a tendência e com a promoção de seus próprios produtos.

Além disso, a empresa aumentou significativamente o número de funcionários de seus armazéns e expandiu sua área de cobertura para armazenar produtos para estar preparada para esse período de compras.

“Obrigado aos nossos clientes, funcionários e parceiros de vendas em todo o mundo por fazer desta nossa maior temporada de férias até agora, e por tudo que você estão fazendo para apoiar nossas comunidades e uns aos outros e ao longo do ano”, disse o CEO.

Dados da Amazon no período de compras

Assim como outras varejistas, a Amazon antecipou suas ofertas de feriados mais cedo este ano. Os consumidores iniciaram compras no Prime Day, que aconteceu em outubro, até o Cyber Monday. Os gastos online na Black Friday aumentaram 22% ano após ano para um recorde de US$ 9 bilhões (cerca de R$ 47,8 bilhões), segundo o jornal norte-americano CNBC.

Já as empresas independentes que vendem na plataforma ultrapassaram US$ 4,8 bilhões em vendas mundiais da Black Friday até a Cyber Monday, de acordo com a Amazon. Esse valor é um crescimento de 60% em relação ao ano passado. Ainda segundo a varejista,  cerca de 70 mil pequenas e médias empresas viram vendas acima de US$ 100 mil nesta temporada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno