JD Health, subsidiária de saúde do gigante JD.com, lança IPO em Hong Kong
A JD Health, subsidiária de assistência médica online do gigante chinês do e-commerce JD.com, lançou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores de Hong Kong, em uma operação que poderia levantar mais de US$ 4 bilhões incluindo o loteamento opcional.
De acordo com o The Wall Street Journal, se a oferta da JD Health for para frente, poderia se tornar a maior listagem da região administrativa chinesa, depois do Ant Group, apoiado pelo Alibaba, outro gigante do comércio eletrônico, dar para trás em seus planos de IPO.
A oferta pública do Ant Group, que viria a ser a maior operação de listagem da história, foi suspenso devido à incapacidade da companhia de atender às exigências regulatórias.
O anúncio pegou o mercado de surpresa, o que o deixou ainda mais atento à JD Health, que pode se sair melhor no final.
A pandemia levou a uma crescente busca por ajuda médica online no país mais populoso do mundo. Foi nesse cenário que a média de consultas virtuais diárias nas plataformas da JD Health registrou um salto para de 14.835 para 86.100 na base anualizada.
Assistência média online não é principal negócio da JD Health
Apesar disso, o serviço médico virtual ainda é um negócio incipiente para a subsidiária da JD.com. Atualmente, a companhia obtém quase toda a sua receita com a venda de medicamentos e outros produtos de saúde online, diretamente ou de fornecedores terceirizados.
Segundo o WSJ, o aumento no número de consultas online ainda vai gerar mais demanda por vendas de medicamentos prescritos para o empresa de e-commerce chinesa. Mas as políticas governamentais de apoio provavelmente devem ser o verdadeiro impulsionador do crescimento do negócio de farmácia online.
E as expectativas já estão altas. no limite da faixa de IPO, a JD Health seria avaliada em quase US$ 28,5 bilhões, o equivalente a cerca de 13 vezes o faturamento anual da empresa. Não obstante, investidores estão dispostos a pagar pela oportunidade no mercado ainda pouco explorado.