Agenda do Dia: economia europeia, inflação e confiança do consumidor
A Agenda do Dia desta terça-feira (24) destaca as principais divulgações de dados econômicos da semana. O mercado, interno e externo, aguarda novas informações sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na recuperação econômica mundial.
Após a divulgação de projeções econômicas da IHS Markit na última segunda-feira (23), a Alemanha apresentou a revisão de seu Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. No front interno, as atenções são voltadas ao IPCA-15. Confira os destaques da Agenda do Dia:
PIB da Alemanha é destaque na Agenda do Dia
A Alemanha revisou e ampliou o crescimento de seu PIB no terceiro trimestre, que foi de 8,5%, contra a primeira estimativa de 8,2% divulgada no mês passado.
Segundo o escritório de estatísticas do país Destatis, a economia alemã “compensou em parte” o colapso do segundo trimestre, fortemente impactado pela pandemia. Na relação anual, ajustado por condições sazonais, a economia da potência europeia caiu 4%, frente a uma projeção inicial de retração de 4,3%, segundo o escritório.
IPCA-15
Será divulgada, nesta terça-feira, o IPCA-15 referente a novembro. Diferentemente da inflação oficial do país, a prévia coleta preços entre o dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês de referência.
Em outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um avanço de 0,94% no indicador. Foi o maior resultado desde 1995.
Confiança do consumidor
Hoje, a Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentará o índice de confiança dos consumidores de novembro. Ele é um indicador econômico que demonstra a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica particular e do Brasil no curto e médio prazo. Esses fatos impactam seu atual comportamento de consumo.
A pesquisa é realizada com pessoas maiores de 18 anos, estratificadas por idade, sexo, escolaridade e renda familiar mensal. Também são levantados dados sobre a intenção de compra de bens duráveis, como carros e casas, além da evolução dos preços e a capacidade de poupança em comparação aos gastos.
Agenda de Paulo Guedes
- 9h30 – Videoconferência com o secretário especial da Fazenda, José Tostes
- 11h – Reunião com o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra
- 11h30 – Reunião com o senador Rodrigo Pacheco
- 15h – Reunião com o secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues
- 18h – Reunião com o presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan (CSAN3)
A Agenda do Dia também destaca os movimentos corporativos que movimentarão o mercado nesta terça-feira, como a oferta primária de ações da Ânima e debêntures da Guararapes.