UE: defenderemos no G-20 manutenção do apoio econômico
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou em coletiva nesta sexta-feira (20), que a UE defenderá na reunião do G-20 a manutenção dos programas de ajuda econômica criados pelas nações diante da crise da pandemia do coronavírus (covid-19). O Grupo com as 20 maiores economias do mundo se reunirá neste sábado (21).
Segundo a presidente do órgão da União Europeia (UE), o apoio econômico deve durar o “tempo que for necessário”. Além disso, “A recuperação econômica tem de ser mais sustentável e mais inclusiva”, declarou.
Von der Leyen comemorou as recentes notícias sobre o desenvolvimento e eficácia das vacinas, entretanto, ressaltou a necessidade de lutar para que toda a população tenha acesso ao imunizante contra o novo vírus.
A dirigente afirmou ainda que é necessário lutar para conter o avanço da covid-19 não apenas no continente europeu, mas no mundo todo. Von der Leyen participou de um briefing com a imprensa, no qual destacou os objetivos da Comissão no encontro de líderes mundiais.
Além disso, a presidente enfatizou que a Europa buscará o multilateralismo nas negociações e que neste ano se mostrou muito difícil, mas que o continente mostrou ser um pilar forte do planeta. “Temos de trabalhar juntos para pensar no mundo pós-covid”, reforçou.
Veja Também: União Europeia acusa Amazon de concorrência desleal
Por último, Von der Leyen também afirmou que a instituição tratará como prioridade no encontro de líderes do G-20 o debate sobre o meio ambiente. “As mudanças climáticas estão no topo de nossa agenda”, disse. A dirigente comemorou ainda o desejo de Joe Biden, a quem tratou como “presidente eleito dos Estados Unidos”, de retornar ao Acordo de Paris.
Durante a mesma coletiva,Charles Michel, o presidente do Conselho Europeu, instituição da UE, falou sobre a necessidade de se garantir a implementação de uma economia verde para a Europa mas também para o mundo.
Com informações do Estadão Conteúdo.