Diretora do Fed defende fortalecimento de regulação para sistema hipotecário
A diretora do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman, defendeu nesta quinta-feira (19) o fortalecimento da estrutura regulatória para companhias hipotecárias.
A executivo do BC dos Estados Unidos afirmou, em discurso durante evento virtual, que a regulação do sistema hipotecário é mais frágil do que a que rege o sistema bancário. “Nosso sistema financeiro e nosso mercado de hipotecas serão mais resilientes quando receberem e gerenciarem adequadamente os riscos associados a empresas hipotecárias bancárias e não bancárias”, afirmou a diretora do Fed.
Bowman explicou que, embora o sistema financeiro estivesse sólido antes da pandemia, “sérias rachaduras” emergiram em vários mercados, entre eles os de Treasuries e de títulos municipais.
“Este período de crise também revelou uma série de novas — ou, em alguns casos, renovadas — vulnerabilidades relacionadas a empréstimos e serviços de empréstimos por empresas hipotecárias não bancárias”, pontuou a dirigente.
Presidente do Fed de NY mais otimista sobre recuperação
Também nesta quinta-feira, o presidente da unidade distrital de Nova York do Federal Reserve, John Williams, declarou que está “se sentindo um pouco mais otimista” sobre quanto tempo levará para a economia dos Estados Unidos se recuperar totalmente.
Em ocasião anterior, o diretor havia estimado que levaria cerca de três anos para a retomada norte-americana.
Williams indicou, durante conferência da Society for Advancing Business Editing and Writing, que o “caminho estreito” que foi estabelecido entre administrar a crise da covid-19 no país, manter a economia funcionando e avanços médicos para conter os efeitos do pandemia pode fazer com que a recuperação seja mais rápida.
Mesmo assim, o diretor da distrital do Fed de Nova York pontuou que deve demorar pelo menos alguns anos para recuperação, e “temos que ser humildes”.
(Com informações do Estadão Conteúdo)