Track & Field tem lucro líquido de R$ 6,8 milhões no 3T20, queda de 30%
A Track & Field (TFCO4) divulgou ontem seu primeiro balanço após abrir capital na B3 no final de outubro e registrou uma queda de 30,7% no seu lucro líquido na base anual, que passou de R$ 9,91 milhões no terceiro trimestre de 2019 para R$ 6,86 milhões entre julho e setembro deste ano.
A receita líquida foi de R$ 66 milhões, caindo 7,5% na mesma base, mas avançando 182,8% em comparação com o segundo trimestre. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), de R$ 12,924 milhões, teve movimentação semelhante, caindo 19% na comparação com o período de julho a setembro do ano passado, mas avançando 1.118% em relação ao segundo trimestre de 2020.
Segundo a Track & Field, as vendas ainda sentem os impactos do fechamento das lojas em decorrência da pandemia, mas de maneira atenuada em relação ao mostrado no último balanço, uma vez que as unidades começaram a reabrir a partir de junho e veem seu movimento crescendo de maneira gradual.
Por conta da pandemia, o e-commerce da Track & Field triplicou na comparação com o mesmo período do ano passado. “Vendemos mais online entre abril e setembro de 2020 do que vendemos em todo ano de 2019”, afirma. O volume de vendas digitais chegou a 13,8%.
Com foco no digital, a rede de lojas da Track & Field lançou a opção do ship-from-store, que transforma a loja física em centro de distribuição para atender pedidos online, e a pick in store, em que o cliente pode comprar online e retirar na loja.
A empresa acredita ainda que, para além das mudanças na forma como vender, a pandemia deve gerar resultados para empresa por conta do impulso do setor do bem-estar.
Apesar da queda de arrecadação, a Track & Field viu suas despesas operacionais aumentarem 5,7% na base anual. Em parte, esse crescimento é explicado pelos maiores custos com vendas, causados pelo crescimento do e-commerce.
A Track & Field encerrou o trimestre com um caixa de R$ 77,3 milhões e uma dívida bruta de R$ 30,5 milhões. A relação caixa líquido sobre Ebitda se encontra em 0,8 vez. Essa relação ainda não leva em contra os R$ 182 milhões que a companhia levantou em seu IPO finalizado no final de outubro.